sábado, 30 de julho de 2011

Ciência Política - Fórum 3

Tema:


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou durante sua 49ª Assembleia Geral, reunida em Aparecida, uma nota na qual estranha que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha se pronunciado sobre a união homoafetiva, de parceiros homossexuais, porque, em sua avaliação, o exame da matéria caberia ao Legislativo e ao Executivo. Os bispos brasileiros reafirmam que, conforme a doutrina da Igreja Católica, o casamento entre homem e mulher deve ser a base da família, instituição que precisa ser reconhecida e valorizada. A nota da CNBB afirma que as pessoas que manifestam preferência pelo mesmo sexo não podem ser discriminadas, mas insiste que a união entre homossexuais não equivale à família.

Participação:


Antes de responder a pergunta, quero dizer que o Fórum para mim é um dos espaços mais legais do curso. Uma área onde podemos manifestar nossas reflexões e entendimentos, bem como nossas críticas.  Além disto, ao ler os comentários dos colegas podemos reforçar alguns de nossos pontos de vista, discordar dos posicionamentos contrários as nossas ideologias e ainda passar a ter novos pontos de vista como me fez ter a colega Pasqualina ao refletir sobre amor, amparo e adoção. 
Pesquisando sobre o tema proposto na internet se vê de tudo. Noticias dos jornais, postagens em blogs, argumentos de juristas, representantes de categorias. O que para mim ainda gerou mais questionamentos, além dos já propostos. Pergunto-me se a preocupação da CNBB é realmente com a família, ou com a força do STF? (loby/posicionamento contrário/poder de julgar).
Outro questionamento é o quanto ao STF julgar sobre matérias que deveriam ser tratadas inicialmente pelo Legislativo. Fica o pensamento se agiram de forma certa ou errada por resolver uma pauta que vem se enrolando a muito tempo. 
Deixando disputas de ego entre entidades e instituições de lado, posiciono-me pelos princípios universais de liberdade, igualdade e fraternidade (Jean-Jacques Rousseau) onde sejam garantidos os direitos humanos a todas pessoas, sem termos que fazer referência a sexo, a cor da pele, a credos religiosos, políticos ...
Abaixo alguns sites que tratam do assunto, com posicionamentos diversos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário