quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ciência Política - Atividade 1


Unidade 1 - Módulo Análise Política: Estudo das Categorias, dos Conceitos e Problemas Básicos da Ciência Política

Unidade 2 – Sistema Político Clássico e Contemporâneo e suas Influências em Políticas Empresariais

Abaixo segue perguntas e resposta da Atividade 1 da Disciplina de Ciência Política que que abordada as unidades de estudo descritas acima.


1. Com base na discussão sobre o conceito de política visto nesta Unidade, descreva os principais espaços institucionais e não institucionais para seu exercício no Brasil de hoje.
Resposta:
Espaços Institucionais:
Senado Federal
Câmara do Deputados
Prefeituras Municipais
Câmaras de Vereadores

Não institucionais:
Associações e Câmaras de Indústria, Comércio, Serviço e Agropecuária
Federações de categorias
Entidades de Classe como OAB, CREA, CREMERS entre outras

2. Identifique formas de manifestação dos três tipos de poder (poderes políticos, econômicos e ideológicos) no mundo contemporâneo.
Resposta:
Poder político: Prefeituras Municipais e Câmara de Vereadores (poder local)
Poder Econômicro: Empresa Vale - Petrobrás (suas decisões impactam seus mercados)
Poder Ideológico: Instituições religiosas como um todo (Igreja Católica, Evangélicas) - Grandes mídias (tv, rádios, impresas) - Mídias Sociais - Facebook, Twitter, Orkut, Myspace, Foursquare, YouTube entre outras. (estabelecem tendências, compartilham conteúdo mundialmente)

3. Tomando por base a discussão sobre a democracia e suas instituições, descreva os pontos principais da democracia, a partir do material da apostila e da bibliografia complementar, e caracterize os elementos centrais do sistema eleitoral, do sistema partidário e do sistema de governo adotado no Brasil.
Resposta:
Sentido etimológico: Governo do povo
Sistema político mais capaz assegurar igualdadade política, de proteger a liberdade e os direitos, de defender o interesse comum, satisfazer as necessidades dos cidadãos.
A democaria em suas principais modalidades pode ser participativa ou representativa.
Na participativa as decisões são tomadas pelas pessoas e/ou comunidades que são afetadas por determinado contexto. Como exemplo de sucesso poderia citar as realizações do Orçamento Participativo e os plebiscitos.
Na democracia representativa as decisões são tomadas por pessoas que são eleitas para estes fins. Alguns elementos que fazem parte deste modelo são a existência de cargos eleitos, eleições livres, periódicas e imparciais, liberdade de expressão, liberdade de informação e direito de livre associação. Algumas características institucionais da democracia são o voto universal (obrigatório ou facultativo), os sistemas eleitorais que podem ser majoritários ou proporcionais, os sistemas partidários que podem ser bipartidários ou multipartidários, o sistemas de governo através do presidencialismo e parlamentarismo, os estados podem ser unitários, confederativos ou federativos.
No Brasil o sistema eleitoral é majoritário para os cargos como Presidente da República, Senadores, Governadores e Prefeito Municipais (sistema que atribui o maior contigente de votos); e é proporcional para deputaos e vereadores (distribui postos/cargos equivalente com a votação). Nosso sistema partidário é multipartidário e o sistema de governo é o presidencialismo. Os estados são organizados de forma federativa.

4. Analisando a evolução histórica das idéias políticas, tivemos a oportunidade de estudar o liberalismo. Descreva o que você entendeu por liberalismo, citando algumas manifestações dessas idéias no mundo contemporâneo.
Resposta:
O conceito desta teoria política esta visão de um Estado delimitado em seus poderes e funções. Montesquieu defendeu que a melhor forma de limitar o Estado seria dividir em 3 poderes, tendo eles funções distintas e delimitadas, onde cada um contrala os demais (Executivo, Legislativo e Judiciário). John Stuart Mill defente que se conseguiria evitar um governo com poderes ilimitados desenvolvendo governos representativos, com atuação de vários setores e forças da sociedade. De Adam Smith vem a visão de um estado limitado, onde se defende que o governo não deve intervir na ordem econômica (liberalismo econômico).
Algumas manifestações:
Governo de Pinochet no Chile início decada de 70, com os economistas Chicago Boys com o Milagre do Chile.
Governo Margaret Tatcher na Inglaterra a partir de 1980, privatizou empresas estatais, foram revogados direitos concedidas a sindicatos
Governo de Fernando Henrique Cardoso e privalizações em 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário