quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Seminário Temático I - Position Paper - A próxima sociedade e o management

Position Paper - A próxima sociedade e o management
Autor de best-sellers, ícone da administração, Peter Drucker apresenta em seu último livro, “Managing in the Next Society”, sua visão sobre o cenário de negócios nas próximas décadas. A Revista HSM Management apresentou através do artigo, “A próxima sociedade e o management” os destaques desta obra. Sobre este material apresento o resumo e meu posicionamento sobre os principais pontos.
Em um primeiro bloco, Drucker destaca o efeito psicológico da revolução da informação e seu impacto na mudança de diversos cenários onde temos alterações desde a forma como as crianças aprenderem. Apresenta a Internet, através do comércio eletrônico, como uma explosão que vem se fixando como principal canal da distribuição mundial de bens e serviços. Seguindo, o autor chama atenção à necessidade dos presidentes executivos de empresas, nesta nova geração, de tomar responsabilidade sobre o entendimento da importância da informação e do uso das novas tecnologias. Ao continuar adverte sobre as mudanças nas tecnologias da informação, onde vê alterações significativas na gestão da contabilidade, na relação de gastos e resultados, bem como na sua fiscalização. Prossegue abordando sobre a administração do poder dentro das corporações, que serão diferentes nos próximos 15 anos, pela mudança nas estruturas das propriedades, e ao mesmo tempo chama atenção a percepção que toda fatia de mercado, que não é atendida por uma empresa, ou seja, os não-clientes, são fontes de informação que tanto ajudam a estimar, como afetam os caminhos de um determinado setor. Na sequência Peter Drucker aborda a economia mundial, destacando a importância do comércio de divisas e de sua importância impactando nos movimentos no fluxo de comércio e de investimentos.
Nesta previsão de cenários futuros e nas tendências citadas por Drucker logo vemos o porquê do autor ser imortalizado como um visionário, referência em administração. Em meados de 2002 quando da publicação de seu livro, a internet comercial ainda engatinhava, no Brasil o maior acesso ainda se fazia pelas conexões discadas, e a informática aplicada a educação e o comércio eletrônico tinham manifestações ainda muito discretas (E-Bit, Webshoppers 6ªed.), e o autor já destacava as transformações destes cenários para o futuro, que podemos confirmar atualmente. Vemos também na atualidade um novo posicionamento dos presidentes das empresas tratando de informação e tecnologia com atenção estratégica. Prosseguindo ao falar sobre contabilidade podemos destacar a evolução nos sistemas de gestão como um todo, que passam além de suas funções básicas a conter elementos de inteligência para a “tomada de decisões”,o que não se tinha no passado. Ao mesmo tempo, pelo lado do governo temos cada vez mais sistemas apurando informações do nível federal ao municipal sobre a vida econômica das empresas. Após nos faz refletir sobre estes efeitos nas estruturas das empresas e chama novamente atenção ao poder da informação quando fala da importância em conhecermos hábitos, características, demandas dos não-clientes, e novamente Drucker acerta onde podemos constatar a partir da figura das empresas transacionais, do numero cada vez maior de empresas on-line, do mercado digital e de toda soma de relatórios, pesquisas que são gerados buscando balizar o norte as empresas dentro deste novo cenário. Quanto ao mercado de divisas, novamente vemos uma visão certeira do autor onde o Forex, transaciona na atualidade diariamente 4 trilhões de dólares, movimento muito superior a soma de todas bolsas americanas. Logo se constata o porquê de seu impacto na economia mundial.
Ao prosseguir, no artigo destaca que esta nova sociedade do conhecimento terá nos trabalhadores do conhecimento o seu grupo dominante. Chama atenção que o declínio da produção fabril fortalecerá o surgimento de blocos regionais que tenderão a ser altamente protecionistas. Prossegue destacando o aumento na média da idade da população adulta até 2030 que se dá pelo declínio do número de jovens, fato que deverá ocorrer em todo mundo. Devem se destacar no futuro dois grandes blocos de trabalhadores, um como menos e outro com mais de 50 anos, cada um possuindo objetivos bem distintos quanto aos seus interesses e necessidades. Ao falar dos trabalhadores do conhecimento, destaca entre outros, os profissionais de TI como emergentes, e salienta que estes tendem a enxergar o trabalho como modo de viver. Entre os últimos pontos que destaco, Drucker descreve a estrutura de uma empresa como ele ainda vê: rígidas, focadas na produção, locais, mantendo as informações restritas e descreve um caminho antagônico como necessário a este novo mundo.
Parece novamente acertada a visão do autor, quanto faz referência aos trabalhadores do conhecimento, onde cito como exemplo a demandas cada vez maiores de profissionais de TI, de governança, de especialistas em projetos, tudo ao mesmo tempo em que empresas como Google, Twitter, Facebook explodem como representantes do meio digital. Tenho dúvidas somente quanto aos blocos de mercado que podem realmente se fortalecer, como podemos ter através da evolução conceitual das mídias sociais uma real quebra de barreiras, fazendo do mundo uma grande aldeia global. Concluo este position paper, que faz parte do processo de avaliação da disciplina Seminário Temático I, UFSC/Adm, dizendo que imagens como se tem de Porter, Kotler e Drucker não se constroem de graça, ficando em mim a vontade de ler o livro e beber direto da própria fonte.

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