segunda-feira, 25 de julho de 2011

Metodologia da Pesquisa - Atividade 1


ATIVIDADE 1 – Unidades 1 e 2

Sobre a Unidade 1

Exercício nº 1 – Procure um exemplo de um dos tipos de conhecimentos discutidos no livro-texto: científico, popular, religioso e filosófico.
Onde procurar?
o converse com pessoas de seu cotidiano: familiares e/ou de sua relação pessoal ou profissional;
o procure em periódicos [revistas e/ou jornais de publicação diária, semanal ou mensal], as notícias que abordam assuntos que tratam sobre os diversos tipos de conhecimento.
Identifique o tipo de conhecimento, descreva-o de acordo com as informações recebidas do entrevistado, ou copie a notícia indicando a fonte [autor, nome do Periódico, data de publicação, endereço eletrônico [se for o caso]].
Aponte as características que o classifica [científico, popular, religioso e filosófico].

Apresentação dos resultados:
a) Descrição do fato
WebShoppers é uma pesquisa que avalia a evolução do comércio eletrônico, buscando entendimento nas mudanças nos comportamentos de compras e nas preferências dos internautas brasileiros.
b) Identificação do tipo de conhecimento:
Empresa Ebit, Relatório WebShoppers, 23a edição, publicado em 22.03.2011, http://www.webshoppers.com.br/webshoppers/WebShoppers23.pdf
Esse é um exemplo de Conhecimento Científico
c) O que caracteriza esse tipo de conhecimento
Esta pesquisa realizada pela Ebit e pela Câmara E-Net, tempo objetivos exploratórios-descritivos, que buscam ampliar o conhecimento do comportamento dos internautas no e-commerce brasileiro, bem como descrever a realidade, com relativa exatidão, dos fatos e fenômenos identificados  no mercado.  A pesquisa utiliza o método de abordagem quantitativo, sendo os dados coletados pelo procedimento de levantamento.

Exercício nº 2 - Analise as afirmativas abaixo e assinale se afirmativa está correta ou errada. Justifique sua opção.
a) Um motivo que leva o cientista fazer ciência é explicar os fenômenos
(X)      [AFIRMATIVA CORRETA]           (  ) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
Como citado em nosso material didático, ciência e pesquisa andam de mãos dadas. Dentre os objetivos de pesquisa sendo exploratórios, descritivos ou explicativos vemos sempre o vínculo com explicar ou conhecer ou ainda ampliar os conhecimentos sobre fatos e “fenômenos”. Valido a alínea “a” como afirmativa correta, sendo um motivo que não encerra a existência de outros.

b) A pesquisa procura dar respostas a perguntas somente por meio da consulta bibliográfica.
(   )    [AFIRMATIVA CORRETA]           (X) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
A consulta bibliográfica é somente um dos procedimentos de coleta de dados, onde se somam outras formas. Na procura por respostas, na pesquisa, devemos considerar os objetivos, a abordagem a ser tomada e os procedimentos de coleta de dados.
c) Enquanto as ciências buscam conhecer o mundo material com seus fatos e fenômenos, o método científico é um instrumento, um dispositivo ordenado a disposição do cientista para descobrir as relações entre os fatos e fenômenos.
(X)     [AFIRMATIVA CORRETA]           (   ) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
O método científico é o método utilizado pela ciência, no processo do conhecimento, para diferencia-lo das demais modalidades de expressão da subjetividade humana, sendo assim utilizado como caminho para descobrir as relações entre fatos e fenômenos.

d) Método é o conjunto de processos operacionais e intelectuais empregados na investigação e na demonstração da verdade.
(X) [AFIRMATIVA CORRETA]           (   ) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
Conforme análise em nosso material didático, o “método é o caminho a seguir para chegar à verdade nas ciências, e que não há conhecimento válido sem procedimentos ordenados e racionais” (Cervo e Bervian, 2002)

e) Metodologia é a forma de raciocínio que o investigador utiliza para solucionar problemas reais.
(   ) [AFIRMATIVA CORRETA]           (X) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
A metodologia é o estudo analítico e crítico dos métodos de investigação

Avaliação: Valor do exercício = 2,0 – cada alínea – 0,4


Exercício nº 3 - Procure em livros de metodologia científica ou de pesquisa, em artigos e textos científicos disponíveis na rede mundial de computadores, três definições de metodologia e faça uma análise comparativa. Indique a fonte de onde foi extraída a informação. Valor do exercício = 2,0
a) Definições e ideias principais
Definição 1
A metodologia é a lógica dos procedimentos científicos em sua gênese e em seu desenvolvimento, não se reduz portanto a uma metrologia ou tecnologia da medida dos fatos científicos. Para ser fiel a suas promessas, uma metodologia deve abordar as ciências sob o ângulo do produto delas - como resultado em forma de conhecimento científico - mas também como processo - como gênese desse próprio conhecimento.
Fonte: Bruyne et al. , 1977, p.29
Qual a ideia principal da definição?
Que a metodologia esta na base, na origem dos procedimentos científicos e que não se atem a tecnologia e as medições.
Definição 2
...representa os princípios filosóficos ou lógicos suficientemente específicos a ponto de poderem estar particularmente relacionados com a ciência, distinguida de outros afazeres humanos (...) os métodos incluem procedimentos como os da formação de conceitos e de hipóteses, os de observação e da medida, da realização de experimentos, construção de modelos e de teorias, da elaboração de explicações e da predição.
Fonte: Kaplan . , 1969, p.25
Qual a ideia principal da definição?
Vê a metodologia pelos princípios filosóficos ou lógicos a ponto de se relacionar com a ciência.
Definição 3
É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.
Fonte: Coletado no site PUC Goiás acessado em 17.07.2011: <http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf>
Qual a ideia principal da definição?
A metodologia é um conjunto de elementos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas.
b) Análise:
Qual (ais) a(s) diferença (s) e semelhança (s) que as definições apresentam?
Todas definições apresentam semelhanças ao relatar que a metodologia utiliza de técnicas e processos (embora destacado no item 1, não se ater somente a isto).
Todas definições evidenciam a metodologia na ciência (destacada ainda no item 1 como gênese dos procedimentos).
A definição 2 traz uma abordagem, que destaca através de princípios filosóficos, relacionando a ciência diferente de outras atividades humanas. Abordagem distinta das demais.
c) Qual, na sua interpretação é a mais completa? Por quê?
Vejo a terceira interpretação como a mais clara e completa. Ela estabelece meios, (abordagens, técnicas e processos), objetivos (formular e resolver problemas) e forma (sistemática).

Sobre a Unidade 2:

Exercício nº 4 - Qual a diferença entre pesquisa descritiva e explicativa?
A pesquisa descritiva procura conhecer a realidade estudada, suas características e seus problemas, pretende descrever com exatidão fatos e fenômenos.
Na pesquisa explicativa procura-se explicar a razão pelo que se dá o fenômeno, social ou natural. A preocupação está em identificar fatores que são determinantes para desencadear ou contribuir para o desencadeamento de um fato ou fenômeno.

Exercício nº 5 – Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1ª COLUNA 2ª COLUNA
(1)Pesquisa qualitativa (6) Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
Envolve verdades e interesses universais.
(2) Pesquisa ex-post-facto (3) Envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
(3) Estudo de caso (10) É a pesquisa elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.
(4) Pesquisa experimental (8) Procura descrever com a precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e característica.
(5) Pesquisa explicativa (1) Esse tipo de pesquisa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo dessa pesquisa.
(6) Pesquisa pura (7) Esse tipo de pesquisa é apropriado para ampliar o conhecimento sobre um assunto/tema ou fenômeno de estudo
(7) Pesquisa exploratória (9) É o tipo de pesquisa que envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Envolve um número grande de pessoas.
(8) Pesquisa descritiva (2) É a pesquisa em que o “experimento” se realiza depois dos fatos.
(9) Pesquisa survey (5) Tem como objetivo identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
(10) Pesquisa documental (4) Esse tipo de pesquisa determina um objeto de estudo, seleciona as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, define as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário