terça-feira, 26 de julho de 2011

Metodologia da Pesquisa - Atividade 2


ATIVIDADE 2 - unidade 3 e 4

A Unidade 3 tem como objetivo
  • Identificar os procedimentos operacionais necessários para o desenvolvimento de uma pesquisa científica.
Esses procedimentos operacionais e intelectuais formam o caminho que o pesquisador percorre para desenvolver uma investigação cientifica.
A Unidade 4 tem como objetivo
· identificar os diferentes trabalhos científicos e seus elementos constitutivos.
Imagine você querendo ser um grande pesquisador e autor de suas ideias
Releia o conteúdo da Unidade 3 e 4 com vontade e muita atenção. Busque complementar os estudos nos textos disponíveis no AVEA. Tire as dúvidas!
Agora, você está pronto para realizar as atividades: sem consultar o material didático disponível. Faça isso somente após a resolução dos mesmos.
Sucesso!
Liane
Exercício nº 1 - Quais as principais atividades operacionais e intelectuais que o pesquisador desenvolve no momento de planejar a pesquisa? Descreva com detalhes.
Resposta:
No planejamento da pesquisa faz-se necessário que incialmente se defina “o que pesquisar”, onde deverá ser escolhido um assunto ou tema a ser desenvolvido. Fatores internos e externos influenciarão nesta etapa.
Uma vez decidido, passa-se ao levantamento de dados onde se buscam as bibliografias, as produções teóricas já produzidas que darão sustentação a obra. Nesta fase serão identificadas as fontes, que podem ser primárias ou secundárias. Deverá ser observado a localização destas respeitando a autoria das bases utilizadas, ao mesmo tempo em que se aprofunda o conhecimento dos assuntos. Ainda enquanto fazemos o levantamento de dados devemos realizar os processos de leitura, que deverão ser exploratórios de reconhecimento, seletivos, críticos ou reflexivos e interpretativos. Fecha-se esta etapa fazendo os fichamentos de leitura onde são apontadas bibliografias, referência do texto, assuntos e idéias.
Seguindo, passa-se a delimitação e formulação do problema, onde são definidas variáveis de estudo, tempo, objeto a ser estudar bem como os sujeitos da pesquisa. Nesta etapa o tema definido deve ser problematizado, apresentando as variáveis e as unidades de observação.
Fechando as atividades do que pesquisar vem a construção da fundamentação teórico-empírica, que deverá auxiliar a formular o problema de pesquisa, definir os procedimentos metodológicos bem como a sustentação para análise dos dados. O uso de fichas de leitura, o conhecimento de normas da ABNT de documentação e uso de normas de redação serão alguns dos instrumentos de apoio.
Dando continuidade as atividades que desenvolve o pesquisador em meio ao planejamento segue-se para definir o “por que pesquisar”, onde se inicia o trabalho de justificativas. Neste momento são apresentados os fatores que determinaram a definição por determinado tema. Faz-se então a relação do tema com a experiência do autor, estabelecem-se argumentos quanto à importância da pesquisa segundo uma ótica teórico, metodológica ou empírica.
Seguindo temos ações que definem o “para que pesquisar”, onde são abordados os objetivos. Nesta etapa define-se um objetivo geral amplo e a partir dele o objetivo específico, com uma dimensão mais restrita. A soma dos objetivos restritos constrói o objetivo geral.
Passa-se ao “como fazer” que está vinculado a metodologia a ser utilizada. Nesta fase os procedimentos envolvem o tipo de pesquisa e abordagem, definição de população, amostras, sujeitos, identificação de variáveis e categorias de análise e as técnicas que serão utilizadas para coleta e definitiva análise dos dados.
Por fim se estabelece a dimensão temporal do “quando” onde seguem atividades que envolvem a elaboração do cronograma de execução.
Correto.
Avaliação: Valor do exercício - 2,0
Exercício nº 2 - Com base no livro-texto e nos textos complementares disponibilizados no AVEA, e com o objetivo de verificar se você realmente compreendeu um dos aspectos mais importantes de uma investigação científica – a problematização do tema - vamos realizar esse próximo exercício de aprendizagem.
Cada afirmação abaixo possui erro (s) conceitual (ais). Identifique o(s) erro(s) e apresente uma justificativa de sua resposta.
Observação: o(s) erro(s) pode(m) estar no uso de palavra(s) ou no sentido geral da frase.
1ª Afirmação com erro conceitual –
  • Na problematização do tema é necessário escrever uma frase afirmativa identificando as técnicas de coleta de dados que serão utilizadas no processo de pesquisa.
Identificação dos erros: “é necessário escrever uma frase afirmativa”. e identificação das técnicas
Justificativa:
A problematização parte de uma pergunta, um questionamento, enfim de uma frase interrogativa.
2ª Afirmação com erro conceitual –
  • Com a escolha do tema, o próximo passo é a revisão da literatura, seguido da coleta e análise de dados e, por ultimo a pergunta norteadora.
Identificação dos erros: as frases: seguido da coleta e análise de dados “Com a escolha do tema, o próximo passo é a revisão da literatura... e por último a pergunta norteadora”.
Justificativa:
Após definir o tema, deve-se formular um problema de pesquisa, que alguns autores chamam de pergunta norteadora. Antes da coleta de dados, o tema precisa ser problematizado, isto é preciso ser delimitado e expresso na forma de uma pergunta de partida, ou de uma pergunta de pesquisa.
3ª Afirmação com erro conceitual –
  • A problematização do tema não delimita com clareza e precisão o problema que será solucionado na investigação.
Identificação do erro: “A problematização do tema não delimita com clareza e precisão”
Justificativa:
A problematização, a definição de objetivos claros e precisos delimita o que será investigado.
4ª Afirmação com erro conceitual –
  • O levantamento de dados é fundamental na problematização do estudo, excluindo a revisão bibliográfica.
Identificação do erro“excluindo a revisão bibliográfica”
Justificativa:
O levantamento de dados inclui a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental.
5ª Afirmação com erro conceitual
  • A pergunta de partida está desvinculada aos objetivos da pesquisa
Identificação do erro: “pergunta de partida está desvinculada aos objetivos“.
Justificativa;
No momento em que a pergunta de partida estiver claramente definida o investigador tem condições de determinar os objetivos. A pergunta de partida está totalmente vinculada aos objetivos da pesquisa
Avaliação: Valor do exercício = 2,0 – cada alínea – 0,4
Exercício nº 3 – com base no livro-texto e no texto abaixo, responda:
A delimitação e problematização do estudo identificam as variáveis que serão estudadas. Essas variáveis são determinadas com base na revisão bibliográfica e na análise preliminar do campo empírico do estudo.
As variáveis, segundo Richardson et al. (2007, p. 117) são aspectos observáveis de um mesmo fenômeno, isto é, são “características mensuráveis de um fenômeno, que podem apresentar diferentes valores ou ser agrupadas em categorias [...]” como, por exemplo, idade [4 anos, 10...], e classe social [uma possibilidade de categorizar é através da definição de alta, média, baixa]; Variáveis são aspectos, propriedades e características individuais de um tema.
Na concepção de Kerlinger (1973 apud RICHARDSON et al., 2007, p. 117) “variável é um conceito e como conceito, é um substantivo que representa classes de um objeto, como por exemplo, sexo, escolaridade, renda mensal, participação política etc”. É qualquer coisa que pode ser classificada em duas ou mais categorias. Como os autores salientam as variáveis – sexo, escolaridade, renda mensal – são fáceis de identificar e conceituar, mas participação política tem um conceito mais complexo.
Assim, o enunciado de um problema de pesquisa é sempre formulado como uma pergunta e expressa a possível relação entre no mínimo duas variáveis conhecidas. Para enunciar um problema de pesquisa é preciso definir as variáveis e as unidades de observação ou evidência empírica. “Unidades de observação” ou evidência empírica são aspectos que possibilitam identificar quem ou o quê deverá ser objeto de observação, que características deverão ter o local e o período em que será feita a observação (KÖCHE, 1997).
Observe o exemplo:
  • Qual a relação entre as condições estressantes e a tomada de decisão de gestores em instituições financeiras públicas
Nesse exemplo, você pode verificar que o problema procura entender a relação que existe entre duas variáveis:
  • Variável 1: condições estressantes
  • Variável 2: tomada de decisão
E o problema de pesquisa tem como unidade de observação os gestores de instituições financeiras públicas.
Assim indique nos problemas de pesquisa abaixo, as variáveis e as unidades de observação ou evidência empírica:
Avaliação – Valor da questão – 2,0 – cada item 0,5
  1. Na Gingobiloba Co Ltda, de que forma o treinamento pode gerar comprometimento com a qualidade?
Variáve1: Treinamento.
Variável 2: Comprometimento com a Qualidade.
Unidade de observação ou evidência empírica: Gingobiloba Co Ltda.
  1. Quais as repercussões da utilização de manifestações da cultura popular como atrativo turístico nas práticas organizativas de quatro grupos folclóricos da região de Florianópolis?
Variáve1: Utilização de manifestações da cultura popular.
Variável 2:. Atrativo turístico
Unidade de observação ou evidência empírica: Nas práticas organizacionais de quatro grupos folclóricos da região de Florianópolis.
  1. Qual o impacto do gerenciamento por processos sobre a estrutura organizacional dos hospitais da SES?
Variáve1: Gerenciamento por processos
Variável 2: Estrutura organizacional.
Unidade de observação ou evidência empírica: Hospitais da SES.
Qual a influência da didática utilizada pelo professor na motivação dos alunos do Curso de graduação em administração, modalidade a distância do Sistema UAB?
Variáve1: Didática utilizada pelo professor
Variável 2: Motivação dos alunos do Curso de graduação em administração
Unidade de observação ou evidência empírica: modalidade a distância do Sistema UAB.
Exercício nº 4 - Preencha as lacunas indicando o nome adequado.
Avaliação - Valor da questão – 2,0 cada item 0,5
  1. É nessa fase do processo de leitura que o pesquisador inicia o estudo propriamente dito: anota as informações importantes, registra as fontes e as citações diretas e indiretas. Essa fase é chamada de levantamento de dados. Leitura critica ou reflexiva
  1. Essa fase do processo de leitura tem a finalidade de fornecer uma visão geral do assunto. Essa fase é chamada de leitura do materialleitura exploratória de reconhecimento].
  1. No planejamento da pesquisa: É uma frase que inicia com o verbo no infinitivo e indica a finalidade do estudo. Assim se determina os objetivos do estudo ver
  1. É o momento da pesquisa que o pesquisador discute, analisa, interpreta e conclui sobre os dados coletados na pesquisa. Esse momento é chamado de fase de execução.
Exercício nº 5 - Com base nos problemas de pesquisa abaixo arrolados, determine o objetivo geral.
Avaliação - Valor da questão – 2,0 cada item 1,0
a) Problema de pesquisa:
Quais as repercussões da utilização de manifestações da cultura popular como atrativo turístico nas práticas organizativas de quatro grupos folclóricos da região de Florianópolis?
Objetivo geral:
Identificar quais são as repercussões da utilização de manifestações da cultura popular como atrativo turístico de forma a contribuir com as práticas organizativas de quatro grupos folclóricos da região de Florianópolis.
b) Problema de pesquisa:
Qual a influência da didática utilizada pelo professor na motivação dos alunos do Curso de graduação em administração, modalidade a distância do Sistema UAB?
Objetivo geral:
Reconhecer qual a influência da didática utilizada pelo professor na motivação dos alunos do Curso de graduação em administração para que se faça uso das melhores práticas na modalidade de ensino a distância do Sistema UAB.


Atividade avaliada pela Tutora Mayana dos Anjos

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