quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Atividade 1 - Redação Empresarial - Parte 1

Exercício 1:
A exemplo da explicação que anteriormente fornecemos para a Figura 1, proceda à explicação da Figura 2, produzida pelo cartunista Laerte (2008). Perceba que você deve explicitar a leitura que se tem da figura e aplicar os conhecimentos que construímos sobre a noção de texto. Atente para a polissemia do verbo “mexer” e pesquise sobre Neanderthal (ou Neandertal) para compreender por que esse local foi citado no contexto da tira a seguir.
Resposta:
Quadro 1: Um possível entrevistador pergunta se o entrevistado sabe "mexer" com o computador, tendo como sentido "utilizar, trabalhar". O entrevistado, sem este entendimento responde que sabe.
Quadro 2: O entrevistado se dirige ao computador e fala com o equipamento, chamando-o de calculadora de bolso do tempo os homens das cavernas. O entendimento do entrevistado para a palavra "mexer" assumia o sentido de provocar.
Quadro 3: No último quadro, com o computador exaltado após as ofensas, o entrevistado diz que o equipamento ficou uma Arara, querendo dizer que ficou bravo.

Exercício 2:
Planeje uma forma de comunicar, por correio eletrônico, a mudança de procedimentos de padrão de uma empresa. Lembre-se de que mudanças costumam provocar resistências: como vencê-las? Empregue, no texto que vai elaborar, as técnicas de comunicação escrita estudadas nesta seção e atente para a contextualização a seguir.
Contextualização: Em uma empresa que renova documentos, há filas de espera significativas, o que tem deixado os clientes insatisfeitos. Tudo acontece porque há um grande questionário a ser preenchido toda vez que o cliente chega. Um dos funcionários da empresa teve a ideia de disponibilizar o questionário via internet, para ser preenchido previamente por quem assim desejar proceder. A ideia é boa e agilizaria os trabalhos, mas há uma equipe contrária à mudança.
Como comunicar a implementação da ideia sem gerar indisposição, conflito entre funcionários e, o pior, insatisfação ou ausência de resposta dos interlocutores?

Resposta:
Bom dia estimados colaboradores,
Estamos buscando alternativas que deem agilidade no procedimento de renovação de documentos de nosso clientes , o que tem sido um problema que é do conhecimento de todos.
Gostaríamos de receber sugestões de todos, quanto as melhores práticas que poderiam ser implantadas ou melhoradas dentro deste objetivo e que ainda possam facilitar suas rotinas de trabalho.
Como alternativa a partir desta data estará publicado em nosso website o Questionário Padrão, para que clientes que tenham interesse em agilizar o processo e que tenham acesso à estes meios, já tragam o documento preenchido. Os procedimentos antigos serão mantidos até que tenhamos uma visão concensual do método de trabalho que mais beneficia a todos.
Contamos com suas sugestões e colaboração.
Fulano de Tal
Diretor

Exercício 3:
O Texto 1, abaixo, foi retirado de um almanaque do início do Século XX. Em uma primeira leitura, percebe-se que a forma não corresponde à ortografia oficial do Português brasileiro atual. Em uma leitura atenta, percebe-se, também, que o que pode ser deduzido do conteúdo do texto não está adequado à visão de mundo deste novo século. Já o Texto 2, também a seguir, foi retirado da Revista Veja de 22/07/98. (DIEDRICH, 2000, p. 23).

Texto 1
“A memoria funciona melhor no verão do que no inverno, segundo assegura um médico francez. Isso explica porque os povos dos climas torridos são em geral de raciocinio mais rapido do que os dos climas termperados ou glaciaes.
Pode ser que sim. Mas os africanos desmentem essa regra, que, como todas as outras, tem excepções.” (Almanaque Eu sei Tudo, 1922).
Texto 2
“Por determinação genética, os negros retêm até 30% a mais de nicotina do que os brancos, mostra um estudo da Universidade da Califórnia. São por isso mais vulneráveis ao vício e mais suscetíveis às doenças relacionadas ao cigarro.”

a) Explique a frase do Texto 1 “Mas os africanos desmentem essa regra, que, como todas as outras, tem excepções.”, de maneira a demonstrar o que está implícito.
b) O Texto 2 apresenta o mesmo tipo de visão sobre a etnia negra, expresso no Texto 1? Justifique.

Resposta:
Na alínea A, a partir do texto selecionado, permite-nos no mínimo duas interpretações. A primeira, que me parece menos provável, seria do povo Africano discordar da afirmação de possuírem raciocínio mais rápido em razão de viver numa condição climática que os expõe mais ao calor. Já na segunda apontaria ao autor/editor do Almanaque demostrar com um posicionamento preconceituoso, que a suposta afirmação do médico Francês não seria verdade visto pelos povos africanos, a partir de uma ótica global, ser atrasados, e viverem em condições sub-humanas, o que provaria não terem um maior raciocínio, o que poderia ser excessão a regra.
Alínea B, parece-me um posicionamento distinto do anterior, tendo características de informações de base científica. A fonte da notícia vem de uma Revista de prestígio e cita a origem da informação, ainda que de forma não completa.

Exercício 4:
Em fins de 1997, um jornalista do Jornal das Letras (Lisboa) perguntou ao escritor português José Cardoso Pires se seu nome seria uma boa indicação para o Prêmio Nobel de Literatura, junto com os nomes, sempre lembrados pela imprensa, de José Saramago e António Lobo Antunes. Cardoso Pires deu a seguinte resposta:
A imprensa tem lá as suas razões. Durante anos e anos passei a vida a assinar papéis a pedir um Nobel para um escritor português e isso não serviu de nada. De modo que o facto da imprensa agora prever isto ou aquilo... Uma coisa eu sei: o Prémio Nobel dado a um escritor português de qualidade beneficiava todos os escritores portugueses. Que todos gostariam de ter o Prémio Nobel também é verdade, mas se um ganhar ganhamos todos. De qualquer modo o critério actual é o dos mais traduzidos e os mais traduzidos são o Saramago e o Lobo Antunes. Eu sou menos. Mas isso não me preocupa nada. Sinceramente.
Sabemos que, em 1998, José Saramago ganhou o Nobel de Literatura. Com base em qual passagem do texto poderíamos desconfiar que, na opinião do entrevistado, o vencedor não é necessariamente o melhor? Explique.
(DIEDRICH, 2000, p. 23).

Resposta:
"De qualquer modo o critério actual é o dos mais traduzidos e os mais traduzidos são o Saramago e o Lobo Antunes. Eu sou menos."
José Cardoso Pires, antes da imprensa já pedia atenção, e um Nobel aos escritores Portugueses. Quando começou a haver manifestações e especulações de um provável Nobel entregue a um escritor Português, Pires descreve que os critérios de escolha do Prêmio é pelo que mais tem livros traduzidos, e que por este caminhado deveria ser indicado o vencedor. Subintendesse que outros critérios como a qualidade das obras, volume de publicações, edições, apelo popular, avaliação pelos seus pares, não teria o mesmo valor, o que de maneira geral poderia realmente definir o que é "melhor".

Exercício 5:
Leia atentamente os dois trechos abaixo. Perceba que neles há passagens ambíguas, logo, mal redigidas, o que provocou obscuridade. Destaque de cada texto as duas interpretações possíveis; depois, proceda à reescrita, uma para cada interpretação destacada por você.
Texto 1
Todas as filiais desta empresa apresentaram relatórios anuais com irregularidades. Entende-se que elas demonstram total despreocupação com as normas recentemente estabelecidas. Queiram, por gentileza, refazê-los de acordo com as observações constantes nos envelopes.
Interpretação 1:
Reescrita 1:
Interpretação 2:
Reescrita 2:

Texto 2
Diante da emergência em se concluir os trabalhos de vistoria, informamos que sua empresa será visitada pela terceira vez nesta semana.
Interpretação 1:
Reescrita 1:
Interpretação 2:
Reescrita 2:

Resposta:
Texto 1:
Interpretação 1: Refazer as normas
Reescrita 1: Todas as filiais desta empresa apresentam relatórios anuais com irregularidades. Entende-se que elas demonstram total despreocupação com as normas recentemente estabelecidas. Queiram por gentileza, refazer as normas de acordo para que fiquem claras conforme as observações constantes nos envelopes
Interpretação 2: Refazer os relatórios
Reescrita 2: Todas as filiais desta empresa apresentam relatórios anuais com irregularidades. Entende-se que elas demonstram total despreocupação com as normas recentemente estabelecidas. Queiram por gentileza, refazer todos os relatórios de acordo com as observações constantes nos envelopes.
Texto 2:
Interpretação 1: Se é a terceira vez que a visita será feita na mesma semana.
Reescrita 1: Diante da emergência em se concluir os trabalhos de vistoria, informamos que sua empresa terá a terceira visita da semana.
Interpretação 2: Se é a terceira visita, mas não na mesma semana.
Reescrita 2: Diante da emergência em se concluir os trabalhos de vistoria, informamos que sua empresa será visitada pela terceira vez, nesta semana.

Material sujeito e revisão.

Um comentário:

  1. Revisão enviada pela Tutora Mayana dos Anjos

    Texto 1
    Interpretação 1:
    As filiais da empresa demonstram total despreocupação com as normas recentemente estabelecidas.
    Reescrita 1:
    Todas as filiais desta empresa demonstram total despreocupação com as normas recentemente estabelecidas, pois apresentaram relatórios anuais com irregularidades. Queiram, por gentileza, refazê-los de acordo com as observações constantes nos envelopes.
    Interpretação 2:
    As irregularidades contidas nos relatórios anuais apresentados demonstram total despreocupação com as normas recentemente estabelecidas.
    Reescrita 2:
    Todas as filiais desta empresa apresentaram relatórios anuais com irregularidades que demonstram total despreocupação com as normas recentemente estabelecidas. Queiram, por gentileza, refazê-los de acordo com as observações constantes nos envelopes.
    Texto 2
    Interpretação 1:
    Serão três visitas na mesma semana. Ao total, a empresa pode ter sido visitada quatro, cinco, seis...vezes (pela terceira vez nesta semana).
    Reescrita 1:
    Diante da emergência em se concluir os trabalhos de vistoria, informamos que sua empresa receberá a terceira visita da semana.
    Interpretação 2:
    Haverá uma visita na semana. Ao total a empresa terá sido visitada três vezes, mas apenas uma vez na semana em questão.
    Reescrita 2:
    Diante da emergência em se concluir os trabalhos de vistoria, informamos que a terceira visita à sua empresa ocorrerá nesta semana.

    ResponderExcluir