quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Redação Empresarial - Un.3 Correspondências Oficiais - Atividade 2

1. Reescreva os excertos (trechos) abaixo a fim de adequá-los às recomendações apresentadas anteriormente, identificando o pronome de tratamento correto em cada caso:
Informamos ao Ilmo. Sr. que vosso pedido de afastamento para realizar curso de aperfeiçoamento profissional foi aprovado pela Direção do Centro.
Reescrita:
Informamos ao Senhor que seu pedido de afastamento para realizar curso de aperfeiçoamento profissional foi aprovado pela Direção do Centro.

Alertamos ao Digníssimo Senhor que vossa correspondência foi entregue sem atraso.
Reescrita:
Alertamos a V. Sa. que sua correspondência foi entregue sem atraso.

Em vossa comunicação, o Senhor ressalva a necessidade de que fossem levadas em consideração as características socioeconômicas regionais para a aprovação do projeto.
Reescrita:
Em sua comunicação, V.Sa. ressalva a necessidade de que fossem levadas em consideração as características socioeconômicas regionais para a aprovação do projeto.

Ilustríssimo Senhor Roberto,
Convido o Senhor para participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Estadual sobre o Uso Eficiente de Energia, a ser realizado...
Reescrita:
Senhor Roberto,
Convido V.Sa. para participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Estadual sobre o Uso Eficiente de Energia, a ser realizado...

2. Os excertos apresentados neste exercício são introduções de ofícios e memorandos, adaptados de Flôres (2004). Faça as alterações necessárias ao reescrever cada um dos trechos, a fim de adequá-los às recomendações expressas anteriormente. Elimine as frases feitas, as redundâncias, os erros de digitação e as inadequações à norma culta do português, conforme o exemplo:
Exemplo:
Vimos, através deste, informar a V.Sa. que, em virtude do II Encontro Nacional dos Estudantes de Administração (ENAD), o conselho depatarmental e o colegiado do curso de Administração aprovou a suspensão de aulas do dia 10 de Abril, no período matutino, e no dia 11 de Abril, no período vespetino, sendo que no período matutino as aulas serão normais.
Reescritura:
Informamos a V.Sa. que, em virtude do II Encontro Nacional dos Estudantes de Administração – ENAD –, o Conselho Departamental e o Colegiado do Curso de Administração aprovaram a suspensão de aulas no dia 10 de abril, no período matutino, e no dia 11 de abril, no período vespetino.

a) Dirigimo-nos a V.Sa. para alertar que, por decisão do egrégio CEPE (Parecer 142/06), foi excluída do Calendário Escolar a semana tradicionalmente destinada à recuperação do final de cada semestre letivo.
Reescrita:
Alertamos a V.Sa. que, por decisão do egrégio CEPE, conforme Parecer nº 142/06, que foi excluído do Calendário Escolar a semana tradicionalmente destinada à recuperação, no final de cada semestre letivo.

b) Através deste, informamos a V.S. que vosso pedido de Mudança de Regime de Tempo Parcial para Integral foi autorizado pelo colegiado do vosso departamento em 06/07/04.
Reescrita:
Informamos a V.Sa. que, seu pedido de Mudança de Regime de Tempo Parcial para Integral foi autorizado pelo colegiado do seu departamento em 6/7/2004.

c) Pelo presente, estamos encaminhando o formulário do PID 96/11 (plano individual docente) e solicitamos que o mesmo seja devolvido, impreterivelmente, até 06/11/07 (quinta-feira), devidamente preenchido, para que possamos elaborar o plano de trabalho depatarmental.
Reescrita:
Estamos encaminhando o formulário do PID 96/11 - Plano Individual Docente - e solicitamos que o mesmo seja devolvido, impreterivelmente, até 6/11/07 (quinta-feira), devidamente preenchido, para que possamos elaborar o plano de trabalho departamental.


d) Valemo-nos do presente para consultá-la sobre a possibilidade de estar colaborando em serviços urgentes de revisão de ofícios e memorandos dos diversos setores desta empresa.
Reescrita:
Consultamos V.Sa. sobre a possibilidade de estar colaborando, através de serviços urgentes, com a revisão de ofícios e memorandos dos diversos setores desta empresa.

e) Vimos por meio deste solicitar aos alunos de Administração que tenham ou pretendam ter conta na internet que informem ao Departamento o número da conta ou a intenção de abri-la até 15/04/07 para que possamos estar encaminhando à Direção do Centro.
Reescrita:
Solicitamos aos alunos de Administração que, informem ao Departamento sua conta na internet ou sua intenção de abri-la até 15/4/2007, para que possamos estar encaminhando à Direção do Centro.

f) Pelo presente, temos a imensa satisfação de comunicar a V.Sa. que a comissão de seleção do Programa de Pós-Graduação em Administração determinou sua aceitação como aluno(a) regular do programa de Pós-graduação em Administração.
Reescrita:
Temos a imensa satisfação de comunicar a V.Sa. que, a Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Administração determinou sua aceitação como Aluno(a) Regular desta Instituição.

g) Tenta este Ofício retratar por escrito as questões mais gerais levantadas pelo Chefes de Departamentos e Coordenadores de Curso presentes à reunião do dia 23/02/06, a respeito da Recuperação de conteúdos prevista para os semestres 2006/01 e 2006/02, conforme deliberação do CEPE, quando da discussão sobre o Calendário Acadêmico.
Reescrita:
Constam neste Ofício os principais questionamentos levantados pelos Chefes de Departamentos e Coordenadores de Cursos, presentes à reunião do dia 23/2/2006, a respeito da recuperação de conteúdos prevista para o primeiro e segundo semestre de 2002, conforme deliberação do CEPE, quando da discussão sobre o Calendário Acadêmico.

h) Venho a sua presença para comunicar minha decisão de concorrer, na Convenção do nosso partido, à indicação do meu nome como candidato à presidência da república.
Reescrita:
Comunico minha decisão de concorrer, na Convenção do nosso partido, à indicação como candidato à Presidência da República.

3. Reescreva o memorando a seguir de acordo com o que você estudou sobre esse tipo de comunicação oficial:
Anexo: Mem. nº 25 - SCI - Informações pedido compra nº 13456 de 2007

4. Reescreva o ofício e o memorando oficial postado no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, em folhas separadas e observando a diagramação, como se você fosse, de fato, o responsável pela elaboração dessas correspondências.
Anexos:
Mem. nº 8 - DC - Informações horário expediente janeiro - Dez-2010
Of. nº 524 - SG - Padronização e Redação dos atos Oficiais - Abril-2008


Atividades que aparecem como anexo foram compartilhadas pelo Slideshare

Aproveite e visitem também o novo website da Central Info

Material sujeito à revisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário