quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TGA - Comparativos entre as Teorias Burocrática, Estruturalista e da Contingência

Construa comentário integrado sobre as abordagens trabalhadas apontando os aspectos convergentes e os divergentes.

Temos tanto na Teoria Burocrática quanto na Estruturalista, ênfase que convergem para a estrutura, mas vemos somente na segunda Teoria uma abordagem que envolve a análise do ambiente interno. Esta evolução do estruturalismo que envolve a percepção do ambiente também esta presente na Teoria da Contingência.

Quanto as conceituações vemos tanto na Teoria Burocrática quanto na Estruturalista sistemas sociais, porém na Burocrática temos funções definidas orientadas por normas e oficializações, já no Estruturalismo o sistema não traz esta rigidez podendo moldes ser reconstruídos a partir das interações com o meio. A Teoria da Contingência traz o conceito mais amplo ao tratar uma organização como sistema aberto e ao afirmar da relação do ambiente externo com o interno.

Nos objetivo s temos na Burocracia a presença de regras e disciplinas buscando máxima eficiência, tirando do homem o espaço ao julgamento e a emoção enquanto temos no Estruturalismo a visualização “da organização como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais" que compartilham alguns objetivos (Wikipedia). A Teoria da Contingência vai além da visão anterior buscando explicações causais a partir do ambiente.

Na relação objetivo organização versus indivíduo, podemos observar algumas diferenças bem acentuadas e ao mesmo tempo o processo evolutivo da Teorias. Na Teoria Burocrática se neutraliza a atenção ao homem focando os objetivos da organização, enquanto na Estruturalista se abstrai dos conflitos oportunidades de crescimento e inovação. A Teoria da Contingência novamente transcende a anterior trazendo parte de suas características e indo além onde inclui reciprocidade, comprometimento e a delegação de poder.

Quanto as características vemos na Teoria Burocrática a sociologia das normas, das formas e do racional. Na Teoria Estruturalista temos a múltipla abordagem, a partir análise intra-organizacional e da análise ambiental. Concluímos com a Teoria da Contingência que administra a partir da contingência, da análise ambiental, da tecnologia abordando a organização como sistema aberto (Portal do Marketing).

Observação: Material ainda não avaliado pela Tutoria.


Se você chegou até aqui visite o Blog da Central Info, com dicas e notícias sobre sobre segurança na internet. Conheça e curta a fan page da Central Info no Facebook ou siga-nos no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário