quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Redação Empresarial - Un.4 Correspondências e Documentos Empresariais - Atividade 2

1. Reescreva a correspondência a seguir com base no que você estudou sobre a elaboração de cartas, fazendo as modificações necessárias tanto nos aspectos formais quanto nos textuais. Orientações: a) opte pela padronização em bloco; b) faça no computador, a partir de um documento em branco de um editor de textos de sua preferência; c) utilize as margens do ofício (esquerda 3 cm e direita 1,5 cm); e d) não se esqueça de justificar o texto.
Anexo: Ct. nº 5 - DHES - Ref. reunião 22-02-2008 - Jan-2008

2. A carta do exercício anterior pode ser transformada em circular? Justifique sua resposta.
Não. A Carta é uma resposta do Sr. Flávio Humberto, Presidente da empresa Iniciativa ao Sr. Adriano Silva, da Associação Comercial de Florianópolis, portanto não pode ser dirigida a várias pessoas.

3. Osvaldo Cruz, Presidente da Companhia de Transportes Floripana, no memorando nº 15/DR, de 5 de janeiro de 2008, comunicou aos seus colaboradores que Antônio Dionísio, Chefe do Setor de Distribuição, ocupará o cargo de Diretor, passando a trabalhar na sede da empresa; comunicou também que o remanejamento faz parte de um conjunto de ações que visam à reestruturação da empresa e a sua consolidação no mercado nacional.
A partir das informações dadas, elabore esse memorando com base no que você estudou nesta Unidade.
Anexo: Mem. nº 15 - DR - Ref. mudança cargo Antônio Dionísio - Jan-2008

4. A Beatriz, do Setor de Atendimento da Infotec matriz, enviou um e-mail para o Ricardo, do Setor de Compras da filial, solicitando a compra de três monitores. Reescreva este e-mail, observando as sugestões propostas nesta Unidade. Atente para o uso da linguagem adequada a essa situação e para a necessidade de clareza na exposição das ideias:


Para: ricardo_compras@infotec.com.brr
Assunto: Solicitação de compra de três monitores
Mensagem:
Bom dia Ricardo.


Solicitamos que envie à Matriz 3 monitores LCD de 17 polegadas, o mais breve quanto possível, através da Transportadora Floripana que tem demonstrado agilidade com a logística de entrega.


Precisamos ainda que nos envie junto os processos de compra dos monitores, o valor de cada equipamento e o custo do frete. Estas informações de compra estão sendo controladas pela empresa.


Atenciosamente,


Beatriz
Atendimento Infotec


5. A ata a seguir foi elaborada pelos colaboradores de uma empresa de televisão fictícia que promoveu um concurso de documentários. Veja como ela foi escrita:
Reescreva essa ata, em linhas corridas (sem divisão de parágrafos), a fim de adequá-la às recomendações expressas nesta Unidade. Preze pela clareza e elimine as redundâncias. As informações faltantes podem ser acrescidas de acordo com o que você julgar necessário para completar a ata.
Anexo: Ata - Concurso I AbertaTV - Nov-2007

6. Agora, a partir da sua reescritura da ata da TV ABERTA, cuja redação deverá estar em linhas corridas, modernize esse documento com base no Quadro 19 (Modelo de ata moderna) da página 118.
Anexo: Ata Moderna - Concurso I AbertaTV - Nov-2007

7. No Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem você encontrará dois avisos de editais de convocação: um na forma de cartaz, da Associação dos Professores da UFSC; e o outro na forma de aviso para jornal impresso, da Associação Catarinense de Professores. Para cada um desses avisos, elabore uma convocação no padrão ofício, com base no que você estudou nesta Unidade.
Anexos:
Convocação UPFSC - 30-abril-2007
Convocação Associação Catarinense de Professores - 27-set-2000

8. Elabore um requerimento do tipo abaixo-assinado para solicitar a uma autoridade de sua escolha a resolução de um problema de infraestrutura em seu bairro. Apresente três motivos para a solicitação. Após a localidade e a data, organizam-se as assinaturas da seguinte forma:
Assunto: Requerimento - Ao Prefeito Municipal de Espumoso - Set-2011

Atividades que aparecem como anexo foram compartilhadas pelo Slideshare


Aproveite e visitem também o novo website da Central Info

Material sujeito à revisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário