quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Atividade 1 - Redação Empresarial - Parte 3

Exercício 11:
Reescreva as sequências textuais a seguir, substituindo os operadores argumentativos por outros equivalentes. Atente para não alterar a relação semântica estabelecida entre as informações de cada texto e para fazer pequenos ajustes – se necessários.
Texto 1
Conforme os últimos planejamentos divulgados, o incentivo às exportações deverá desencadear novas parcerias externas durante todo o segundo semestre.
Texto 2
Ainda que todos saibam quais são as novas deliberações, parecem não desejar mudanças, mas perpetuar práticas obsoletas e ineficientes.
Texto 3
A resistência à Direção foi tão mal articulada que todos tiveram que recuar, pois não havia nada que pudesse depor contra a idoneidade dos membros diretivos.

Resposta:
Texto 1
De acordo com os últimos planejamentos divulgados, o incentivo às exportações deverá desencadear novas parcerias externas durante todo o segundo semestre.
Texto 2
Por mais que todos saibam quais são as novas deliberações, parecem não desejar mudanças, por mais que perpetuem práticas obsoletas e ineficientes.
Texto 3
A resistência à Direção foi tão mal articulada que todos tiveram que recuar, já que não havia nada que pudesse depor contra a idoneidade dos membros diretivos.

Exercício 12:
O texto a seguir, de autoria de Arnaldo Jabor, está sem os encadeadores discursivos empregados pelo autor. Eles estão no quadro, misturados a outros encadeadores que não foram usados no texto. Você deve preencher as lacunas no texto com os operadores argumentativos adequados; para isso, leia com atenção e identifique quais relações 2 de sentido estão em jogo em cada caso.
Porém, também, depois de, além do que, para, à proporção que, porque, ou, por isso, mal, logo que.
"Eles querem o país quebrado
Arnaldo Jabor
____________ dois anos de escândalos no Congresso, depois das dezenas de mensaleiros, depois dos sanguessugas, depois da não cassação dos corruptos; depois de quatro anos em que a inflação foi de 28%, em que os professores tiveram aumento de apenas 30% e em que o salário mínimo cresceu 46%, o Congresso “se aumentou” em 91%. Como pode?
A razão para isso é o interesse de Renan Calheiros e Aldo Rebelo em agradar a turma dos severinos ____________ continuar na presidência, isso sim.
____________ eu creio que há mais: eu acho que os parlamentares querem nos acostumar ao escândalo. Eles querem acabar com nossa esperança na democracia, eles querem que o povo diga, humilhado e deprimido: “é assim mesmo... o Brasil não tem jeito”.
É a única explicação: eles querem o país quebrado, ____________ é melhor para corruptos e oportunistas.
____________, eu pergunto a Vossas Excelências congressistas: vós, que trabalhais apenas três dias por semana, vós tendes coragem de conceder a vós mesmos um dos maiores salário do mundo para congressistas?
Vós não tendes noção da crise financeira que o Brasil sofre?
Vós não tendes um grão de respeito pelo povo brasileiro?
Em outras palavras: Excelências, vós não tendes vergonha na cara?"
(Jornal da Globo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2006)

Resposta:
"Eles querem o país quebrado
Arnaldo Jabor
Depois de dois anos de escândalos no Congresso, depois das dezenas de mensaleiros, depois dos sanguessugas, depois da não cassação dos corruptos; depois de quatro anos em que a inflação foi de 28%, em que os professores tiveram aumento de apenas 30% e em que o salário mínimo cresceu 46%, o Congresso “se aumentou” em 91%. Como pode?
A razão para isso é o interesse de Renan Calheiros e Aldo Rebelo em agradar a turma dos severinos para continuar na presidência, isso sim.
Mas eu creio que há mais: eu acho que os parlamentares querem nos acostumar ao escândalo. Eles querem acabar com nossa esperança na democracia, eles querem que o povo diga, humilhado e deprimido: “é assim mesmo... o Brasil não tem jeito”.
É a única explicação: eles querem o país quebrado, porque é melhor para corruptos e oportunistas.
Por isso, eu pergunto a Vossas Excelências congressistas: vós, que trabalhais apenas três dias por semana, vós tendes coragem de conceder a vós mesmos um dos maiores salário do mundo para congressistas?
Vós não tendes noção da crise financeira que o Brasil sofre?
Vós não tendes um grão de respeito pelo povo brasileiro?
Em outras palavras: Excelências, vós não tendes vergonha na cara?"
(Jornal da Globo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2006)

Exercício 13:
Observe que nas sequências textuais a seguir os operadores argumentativos foram empregados de maneira inadequada, o que ocasionou incoerência de sentido. Coloque, no espaço deixado nos textos, o operador apropriado.
Texto 1
Para a necessária compreensão e adaptação das regras contidas neste Regulamento, entretanto ______________ para sua aplicação e cumprimento, a elas estão subordinados todos os que diretamente prestam serviços a esta empresa.
Texto 2
Senhor Supervisor, gostaríamos de contar com sua assistência pessoal, quando _____________ se possa concluir os trabalhos de apuração dos votos dentro do prazo previsto.
Texto 3
O estabelecimento de uma forma única de disciplina interna é imprescindível ao desenvolvimento de um trabalho profícuo e satisfatório, apesar de _____________ ser elemento de equilíbrio social.

Resposta:
Texto 1:
Para a necessária compreensão e adaptação das regras contidas neste Regulamento, como para sua aplicação e cumprimento, a elas estão subordinados todos os que diretamente prestam serviços a esta empresa.
Texto 2:
Senhor Supervisor, gostaríamos de contar com sua assistência pessoal, assim que se possa concluir os trabalhos de apuração dos votos dentro do prazo previsto.
Texto 3:
O estabelecimento de uma forma única de disciplina interna é imprescindível ao desenvolvimento de um trabalho profícuo e satisfatório, além de ser elemento de equilíbrio social.

Exercício 14:
Proponha a reescrita do texto seguinte em que falta clareza na exposição das ideias.

Caro cliente!
Queremos agradecê-lo pela confiança, neste mês de aniversário da Companhia de Transportes Floripana, e parceria e lembrá-lo
de que, na hora de fazer sua mudança, não pode deixar de nos contatar, ou quando for enviar uma encomenda.
Nossa empresa, especializada em transporte terrestre, atua com a qualidade, há mais de trinta anos, e a credibilidade que só tem para oferecer quem se preocupa com serviços com eficácia.
Com seguro para cargas, disponibilizamos de monitoramento por GPS (sistema de posicionamento global por satélite), temos
excelência em tecnologia de transportes, também temos rastreadores de última geração.
Garantimos da origem ao destino, de norte a sul, transporte de qualidade. Estamos presente em todos os Estados. Assim, o que é importante para você chega com segurança ao destino que você deseja, e com rapidez e eficiência.
Parabéns a você também, e obrigado por ajudar a construir 2 essa história!
Companhia de Transportes Floripana

Resposta:
Caro Cliente!
Neste mês de aniversário da Companharia de Transportes Floripa queremos agradecer pela sua confiança e parceria.
Nossa empresa há mais de trina anos é especializa em transporte terrestre, atuando com a qualidade e a credibilidade que só tem para oferecer quem se preocupa com serviços com eficácia.
Queremos lembrá-lo portanto, que na hora de fazer sua mudança, ou quando for enviar uma encomenda, não de deixe fazer contato conosco.
Possuímos excelência em tecnologia de transportes, contanto com seguro para as cargas, além da utilização de rastreados de última geração que proporcionam o monitoramento por GPS, que é um sistema de posicionamento global por satélite.
Estamos presente em todos os Estados. Assim, o que é importante para você chega com segurança ao destino que você deseja, e com rapidez e eficiência. Garantimos um transporte de qualidade de sua origem ao seu destino.
Parabéns a você também, obrigado por nos ajudar a construir essa história!
Companhia de Transportes Floripa

Exercício 15:
Ao ler o texto que segue, extraído de Gold (2005, p. 36), identifique:
(a) as informações essenciais,
(b) depois, as secundárias necessárias à compreensão da mensagem e,
(c) por último, as informações secundárias e desnecessárias ao texto.
Em seguida, proceda à reescrita concisa e objetiva, em que você deve conservar apenas as informações essenciais e as secundárias necessárias à clareza das ideias.

Prezados Senhores,
Em resposta à sua gentil solicitação a nós encaminhada pelo digníssimo representante de V. Sa, Sr. Eldoro da Cunha, vimos, através desta, informar que já se encontram à sua disposição nossos estúdios para gravação do disco em epígrafe.
Conforme contato pessoal com o representante supracitado de V. Sa, os estúdios deverão ser utilizados nos dias 28 e 29 p.p. 
Outrossim, comunicamos que o custo total pelo uso do estúdio e dos equipamentos sofrerá um desconto de 10% (dez por cento), de acordo com o que ficou estabelecido em nossa última reunião, em 29-2-03.
Sem mais que se nos possa apresentar para o momento, despedimo-nos.

Resposta:
Prezados Senhores,

Em resposta a solicitação do Sr. Eldoro da Cunha, seu representante, informamos que nosso estúdio já se encontra a disposição para gravação do disco tratado.
Conforme contato pessoal com seu representante, os estúdios deverão ser utilizados nos próximos dias 28 e 29.
Fica estabelecido ainda que o custo total do uso do estúdio e dos equipamentos terá um desconto de 10%, conforme reunião no dia 29/02/2003.
Atenciosamente.

Material sujeito a revisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário