segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Metodologia da Pesquisa - Atividade 3

ATIVIDADE 3 – Unidades 5 e 6


A Unidade 5 tem como objetivo
· diferenciar as características, vantagens e limitações entre os métodos qualitativo e quantitativo de pesquisa.
E a Unidade 6 tem como objetivo
Identificar e distinguir as técnicas e os instrumentos utilizados para a coleta e análise de dados na pesquisa científica.
Para alcançar esses objetivos, vamos realizar as atividades de aprendizagem que seguem.
Inicialmente, peço que leia com atenção, as Unidades 5 e 6 do livro-texto e os artigos que estão disponíveis no AVEA.
Lembre-se das orientações indicadas nas atividades de aprendizagem da 1ª Unidade. Leia novamente e só depois inicie os exercícios, ok?
Exercício nº 1 – Sobre o método qualitativo e quantitativo de pesquisa
1. Escreva com suas palavras uma definição de método qualitativo de pesquisa ou pesquisa qualitativa.
A pesquisa qualitativa tem preocupação com buscar o conhecimento da realidade. De forma interpretativa se registram as perspectivas sociais. Ok.
2. Quais as características ou fundamentos principais desse método?
O ambiente natural é a fonte direta de dados e o pesquisador é o instrumento chave.
As pesquisas são descritivas, pois buscam as descrições dos fenômenos e seus significados.
Na pesquisa qualitativa os pesquisadores estão preocupados com o processo, sobre como determinado fenômeno ocorre, e não com os resultados.
Os dados são analisados indutivamente.
A essência esta em buscar compreender os significados dos fenômenos a partir do ponto de vista dos participantes. Ok.
.
3. Como são analisados os dados na pesquisa qualitativa?
Seguindo o raciocínio dialético e dedutivo descrevem-se os significados e as descobertas, buscando particularidades. Na pesquisa qualitativa os elementos básicos da análise são as palavras e as idéias. Ok.
4. Quais as técnicas mais utilizadas?
As mais utilizadas são a entrevista e a observação. Ainda podem utilizar este método a história de vida, história oral, registro de informações de campo e a análise documental. . Ok.
5. Quais os tipos de pesquisa qualitativa, segundo Godoy (1995)? Quais os aspectos fundamentais de cada tipo?
Pesquisa documental: A pesquisa de documentos permite a partir da criatividade do investigador, gerar analises a partir de um novo enfoque, permite reavaliar e correlacionar informações em períodos históricos distintos. Permite ter acesso a pessoas que já não se tem acesso, por não estar vivas ou por estarem distantes.
Estudo de caso; é uma pesquisa de uma unidade cujo objetivo é se ter uma análise profundo, visando exame detalhado de um ambiente, sujeito ou situação.
Etnografia: a etnografia busca estudar a descrição de eventos que acontecem na vida de grupos tendo especial atenção as estruturas sociais e ao eventos que ocorrem em seu redor. Ok.
6. Escreva com suas palavras uma definição de método quantitativo de pesquisa ou pesquisa quantitativa.
O método quantitativo procura medir, quantificar resultados. Busca através de objetivos bem definidos generalizar dados de uma amostragem de um grupo para uma população. O método procura descrever e testar teorias a partir da mensuração de dados. Ok.
7. Como são analisados os dados na pesquisa quantitativa?
Os dados são organizados, tabulados, de forma a reduzir grandes quantidades de dados brutos a uma forma interpretável e mensurável. Usa-se o método estatístico para testar e descrever hipóteses. Ok.
8. Quais as técnicas mais utilizadas?
A mais utilizada é o questionário mas é possível trabalhar com a entrevista estruturada, análise documental e observação direta. Ok.
Avaliação: Valor do exercício - 4,0 cada alínea 0,5
Exercício nº 2
As técnicas de coleta de dados mais utilizadas são o questionário, a entrevista, a análise documental e a observação. Cada técnica apresenta características de vantagens e desvantagens que lhes são específicas na sua aplicação.
Assim, analise as afirmativas abaixo e indique o tipo de técnica de coleta de dados [na segunda lacuna] e a característica de vantagem ou desvantagem [na primeira lacuna]:
1 Tem a vantagem de os respondentes se sentirem mais confiantes, dado o anonimato. Estamos falando da técnica dequestionário.
2 Apresenta maior flexibilidade no trabalho de investigação, pois é possível explicar o significado das perguntas, captar expressões corporais, tonalidade de voz e ênfase das respostas. Essa é uma vantagem da entrevista.
3 Permite a evidência de dados não constantes em outras técnicas de coleta de dados. Essa é uma vantagem da observação.
4 Permite a investigação de determinada problemática não em sua interação imediata, mas de forma indireta, por meio do estudo dosescritos que são produzidos pelo homem e por isso revelam o seu modo de ser, viver e compreender um fato social. Essa é umavantagem da análise documental.
5 Economiza tempo, viagens e obtém grande número de dados. Essa é uma vantagem do questionário.
6 Apresenta influência das opiniões do pesquisador sobre as respostas do pesquisado. Essa é uma desvantagem da técnica daentrevista.
7 Permite verificar as falhas existentes alterando, modificando e mesmo eliminando alguns itens, antes de ir para o campo de pesquisa. Essa é uma vantagem do pré-teste na técnica denominada questionário.
8 Pode apresentar dificuldades de localização e de acesso. Essa é uma desvantagem da técnica de entrevista [análise documental].
9 O sucesso de seu uso depende da atenção do pesquisador, de ele estar atento aos fenômenos que ocorrem no mundo que o cerca, no discernimento, no preparo e da fidelidade ao fato. Essa é uma vantagem da observação
10 Oferece maior oportunidade para o pesquisador obter dados que não se encontram em fontes escritas. Essa é uma vantagemdesvantagem da entrevista.
Avaliação: Valor do exercício - 2,0 cada alínea 0,2
Exercício nº 3
Com base no livro-texto e nos textos disponibilizados no AVEA como – Pesquisa documental, Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva e outros autores; Análise documental de Sílvia Calado e Silvia Cristina dos Reis Ferreira; Instrumento de Pesquisa social: entrevista; e O questionário na pesquisa científica de Anivaldo Tadeu Roston Chagas; analise as afirmativas abaixo e indique se afirmativa está correta ou errada e justifique sua opção.
  1. Nas perguntas fechadas de múltiplas escolhas o respondente escolhe uma alternativa como: (1) concordo totalmente (2) concordo em parte (3) indeciso (4) discordo em parte (5) discordo totalmente.
( ) [AFIRMATIVA CORRETA] (X) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
O enunciado acima refere-se a respostas por intervalo usando a escala de Likert: “Uma série contínua que vai de altamente favorável até altamente desfavorável”. OK.
  1. Os dados e informações coletados na entrevista semiestruturada são de natureza interpretativa.
(X) [AFIRMATIVA CORRETA] ( ) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa: Os métodos qualitativos envolvem uma série de técnicas interpretativas (Varaschin, 1998). OK.
  1. Nas perguntas com respostas múltiplas basta colocar três opções para o respondente assinalar.
( ) [AFIRMATIVA CORRETA] (X) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
Nas respostas múltiplas podem ser assinaladas mais de uma opção. Um questionário adequadamente preparado deve informar quantos itens devem ser assinalados. Exemplo extraído do material didático: [De que maneira a Clinica Odontológica poderia melhorar seu desempenho? Marque as duas opções mais importantes ...] OK.
  1. Construir um bom questionário depende somente do conhecimento da técnica.
[AFIRMATIVA CORRETA] (X) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
Antes mesmo da utilização da técnica específica para elaboração de questionários é importante que o pesquisador tenha um tema, população alvo e objetivos definidos a serem alcançados. Posso incluir ainda a ética como valor fundamental ao pesquisador ao longo de todo seu trabalho. OK.
Avaliação: Valor do exercício - 2,0 cada alínea 0,5
Exercício nº 4
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira
1ª COLUNA
2ª COLUNA
(1) Observação sistemática
(7) É aquela realizada a partir de documentos contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos.
(2) Entrevista
(9) É a técnica que exige o pesquisador presente no momento de sua aplicação. Segue um roteiro, sem, no entanto, se ater com rigidez à sequência dos tópicos a serem conversados.
(3) Pergunta aberta
(1) É técnica que segue uma estrutura determinada onde serão anotados os fatos ocorridos e a sua frequência
(4) Perguntas de múltiplas escolhas
(10) Apresenta vantagem na facilidade e rapidez na aplicação, na tabulação e na análise, com pouca possibilidade de erros..
(5) Pré-teste
(2) Em momento algum o entrevistador deve opinar ou emitir qualquer julgamento tanto sobre o tema que está sendo conversado como sobre a manifestação não-verbal do respondente
(6) Observação participante
(8) Nem sempre o pesquisador recebe o retorno das repostas. Esse fato prejudica a pesquisa.
(7) Análise documental

Nenhum comentário:

Postar um comentário