sábado, 30 de julho de 2011

Ciência Política - Fórum 3

Tema:


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou durante sua 49ª Assembleia Geral, reunida em Aparecida, uma nota na qual estranha que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha se pronunciado sobre a união homoafetiva, de parceiros homossexuais, porque, em sua avaliação, o exame da matéria caberia ao Legislativo e ao Executivo. Os bispos brasileiros reafirmam que, conforme a doutrina da Igreja Católica, o casamento entre homem e mulher deve ser a base da família, instituição que precisa ser reconhecida e valorizada. A nota da CNBB afirma que as pessoas que manifestam preferência pelo mesmo sexo não podem ser discriminadas, mas insiste que a união entre homossexuais não equivale à família.

Participação:


Antes de responder a pergunta, quero dizer que o Fórum para mim é um dos espaços mais legais do curso. Uma área onde podemos manifestar nossas reflexões e entendimentos, bem como nossas críticas.  Além disto, ao ler os comentários dos colegas podemos reforçar alguns de nossos pontos de vista, discordar dos posicionamentos contrários as nossas ideologias e ainda passar a ter novos pontos de vista como me fez ter a colega Pasqualina ao refletir sobre amor, amparo e adoção. 
Pesquisando sobre o tema proposto na internet se vê de tudo. Noticias dos jornais, postagens em blogs, argumentos de juristas, representantes de categorias. O que para mim ainda gerou mais questionamentos, além dos já propostos. Pergunto-me se a preocupação da CNBB é realmente com a família, ou com a força do STF? (loby/posicionamento contrário/poder de julgar).
Outro questionamento é o quanto ao STF julgar sobre matérias que deveriam ser tratadas inicialmente pelo Legislativo. Fica o pensamento se agiram de forma certa ou errada por resolver uma pauta que vem se enrolando a muito tempo. 
Deixando disputas de ego entre entidades e instituições de lado, posiciono-me pelos princípios universais de liberdade, igualdade e fraternidade (Jean-Jacques Rousseau) onde sejam garantidos os direitos humanos a todas pessoas, sem termos que fazer referência a sexo, a cor da pele, a credos religiosos, políticos ...
Abaixo alguns sites que tratam do assunto, com posicionamentos diversos:

terça-feira, 26 de julho de 2011

Metodologia da Pesquisa - Fórum 2


Tema: 


A discussão será em torno de duas temáticas fundamentais na formação do acadêmico: A Trajetória do Pesquisador na Construção do Conhecimento e os Trabalhos Científicos.


Participação:


Na medida que vamos evoluindo na leitura do conteúdo, apresentado através do livro-texto e dos materiais de apoio, vamos percebendo o valor, o trabalho e a seriedade que envolvem o pesquisador na construção do conhecimento. 
O ponto de vista de Carlos Luckesi, mostra bem isto, "... para expressar o nosso pensamento, fundamentar nossas idéias e raciocínio que iremos utilizar de idéias já consagradas, conhecimentos já conquistados por outrem; por isso em nome da honestidade científica e intelectual, do rigor e da exatidão exigidos pelo trabalho de nível científico, faz-se necessário citar integralmente a fonte de onde se originou a idéia utilizada".

Metodologia da Pesquisa - Atividade 2


ATIVIDADE 2 - unidade 3 e 4

A Unidade 3 tem como objetivo
  • Identificar os procedimentos operacionais necessários para o desenvolvimento de uma pesquisa científica.
Esses procedimentos operacionais e intelectuais formam o caminho que o pesquisador percorre para desenvolver uma investigação cientifica.
A Unidade 4 tem como objetivo
· identificar os diferentes trabalhos científicos e seus elementos constitutivos.
Imagine você querendo ser um grande pesquisador e autor de suas ideias
Releia o conteúdo da Unidade 3 e 4 com vontade e muita atenção. Busque complementar os estudos nos textos disponíveis no AVEA. Tire as dúvidas!
Agora, você está pronto para realizar as atividades: sem consultar o material didático disponível. Faça isso somente após a resolução dos mesmos.
Sucesso!
Liane
Exercício nº 1 - Quais as principais atividades operacionais e intelectuais que o pesquisador desenvolve no momento de planejar a pesquisa? Descreva com detalhes.
Resposta:
No planejamento da pesquisa faz-se necessário que incialmente se defina “o que pesquisar”, onde deverá ser escolhido um assunto ou tema a ser desenvolvido. Fatores internos e externos influenciarão nesta etapa.
Uma vez decidido, passa-se ao levantamento de dados onde se buscam as bibliografias, as produções teóricas já produzidas que darão sustentação a obra. Nesta fase serão identificadas as fontes, que podem ser primárias ou secundárias. Deverá ser observado a localização destas respeitando a autoria das bases utilizadas, ao mesmo tempo em que se aprofunda o conhecimento dos assuntos. Ainda enquanto fazemos o levantamento de dados devemos realizar os processos de leitura, que deverão ser exploratórios de reconhecimento, seletivos, críticos ou reflexivos e interpretativos. Fecha-se esta etapa fazendo os fichamentos de leitura onde são apontadas bibliografias, referência do texto, assuntos e idéias.
Seguindo, passa-se a delimitação e formulação do problema, onde são definidas variáveis de estudo, tempo, objeto a ser estudar bem como os sujeitos da pesquisa. Nesta etapa o tema definido deve ser problematizado, apresentando as variáveis e as unidades de observação.
Fechando as atividades do que pesquisar vem a construção da fundamentação teórico-empírica, que deverá auxiliar a formular o problema de pesquisa, definir os procedimentos metodológicos bem como a sustentação para análise dos dados. O uso de fichas de leitura, o conhecimento de normas da ABNT de documentação e uso de normas de redação serão alguns dos instrumentos de apoio.
Dando continuidade as atividades que desenvolve o pesquisador em meio ao planejamento segue-se para definir o “por que pesquisar”, onde se inicia o trabalho de justificativas. Neste momento são apresentados os fatores que determinaram a definição por determinado tema. Faz-se então a relação do tema com a experiência do autor, estabelecem-se argumentos quanto à importância da pesquisa segundo uma ótica teórico, metodológica ou empírica.
Seguindo temos ações que definem o “para que pesquisar”, onde são abordados os objetivos. Nesta etapa define-se um objetivo geral amplo e a partir dele o objetivo específico, com uma dimensão mais restrita. A soma dos objetivos restritos constrói o objetivo geral.
Passa-se ao “como fazer” que está vinculado a metodologia a ser utilizada. Nesta fase os procedimentos envolvem o tipo de pesquisa e abordagem, definição de população, amostras, sujeitos, identificação de variáveis e categorias de análise e as técnicas que serão utilizadas para coleta e definitiva análise dos dados.
Por fim se estabelece a dimensão temporal do “quando” onde seguem atividades que envolvem a elaboração do cronograma de execução.
Correto.
Avaliação: Valor do exercício - 2,0
Exercício nº 2 - Com base no livro-texto e nos textos complementares disponibilizados no AVEA, e com o objetivo de verificar se você realmente compreendeu um dos aspectos mais importantes de uma investigação científica – a problematização do tema - vamos realizar esse próximo exercício de aprendizagem.
Cada afirmação abaixo possui erro (s) conceitual (ais). Identifique o(s) erro(s) e apresente uma justificativa de sua resposta.
Observação: o(s) erro(s) pode(m) estar no uso de palavra(s) ou no sentido geral da frase.
1ª Afirmação com erro conceitual –
  • Na problematização do tema é necessário escrever uma frase afirmativa identificando as técnicas de coleta de dados que serão utilizadas no processo de pesquisa.
Identificação dos erros: “é necessário escrever uma frase afirmativa”. e identificação das técnicas
Justificativa:
A problematização parte de uma pergunta, um questionamento, enfim de uma frase interrogativa.
2ª Afirmação com erro conceitual –
  • Com a escolha do tema, o próximo passo é a revisão da literatura, seguido da coleta e análise de dados e, por ultimo a pergunta norteadora.
Identificação dos erros: as frases: seguido da coleta e análise de dados “Com a escolha do tema, o próximo passo é a revisão da literatura... e por último a pergunta norteadora”.
Justificativa:
Após definir o tema, deve-se formular um problema de pesquisa, que alguns autores chamam de pergunta norteadora. Antes da coleta de dados, o tema precisa ser problematizado, isto é preciso ser delimitado e expresso na forma de uma pergunta de partida, ou de uma pergunta de pesquisa.
3ª Afirmação com erro conceitual –
  • A problematização do tema não delimita com clareza e precisão o problema que será solucionado na investigação.
Identificação do erro: “A problematização do tema não delimita com clareza e precisão”
Justificativa:
A problematização, a definição de objetivos claros e precisos delimita o que será investigado.
4ª Afirmação com erro conceitual –
  • O levantamento de dados é fundamental na problematização do estudo, excluindo a revisão bibliográfica.
Identificação do erro“excluindo a revisão bibliográfica”
Justificativa:
O levantamento de dados inclui a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental.
5ª Afirmação com erro conceitual
  • A pergunta de partida está desvinculada aos objetivos da pesquisa
Identificação do erro: “pergunta de partida está desvinculada aos objetivos“.
Justificativa;
No momento em que a pergunta de partida estiver claramente definida o investigador tem condições de determinar os objetivos. A pergunta de partida está totalmente vinculada aos objetivos da pesquisa
Avaliação: Valor do exercício = 2,0 – cada alínea – 0,4
Exercício nº 3 – com base no livro-texto e no texto abaixo, responda:
A delimitação e problematização do estudo identificam as variáveis que serão estudadas. Essas variáveis são determinadas com base na revisão bibliográfica e na análise preliminar do campo empírico do estudo.
As variáveis, segundo Richardson et al. (2007, p. 117) são aspectos observáveis de um mesmo fenômeno, isto é, são “características mensuráveis de um fenômeno, que podem apresentar diferentes valores ou ser agrupadas em categorias [...]” como, por exemplo, idade [4 anos, 10...], e classe social [uma possibilidade de categorizar é através da definição de alta, média, baixa]; Variáveis são aspectos, propriedades e características individuais de um tema.
Na concepção de Kerlinger (1973 apud RICHARDSON et al., 2007, p. 117) “variável é um conceito e como conceito, é um substantivo que representa classes de um objeto, como por exemplo, sexo, escolaridade, renda mensal, participação política etc”. É qualquer coisa que pode ser classificada em duas ou mais categorias. Como os autores salientam as variáveis – sexo, escolaridade, renda mensal – são fáceis de identificar e conceituar, mas participação política tem um conceito mais complexo.
Assim, o enunciado de um problema de pesquisa é sempre formulado como uma pergunta e expressa a possível relação entre no mínimo duas variáveis conhecidas. Para enunciar um problema de pesquisa é preciso definir as variáveis e as unidades de observação ou evidência empírica. “Unidades de observação” ou evidência empírica são aspectos que possibilitam identificar quem ou o quê deverá ser objeto de observação, que características deverão ter o local e o período em que será feita a observação (KÖCHE, 1997).
Observe o exemplo:
  • Qual a relação entre as condições estressantes e a tomada de decisão de gestores em instituições financeiras públicas
Nesse exemplo, você pode verificar que o problema procura entender a relação que existe entre duas variáveis:
  • Variável 1: condições estressantes
  • Variável 2: tomada de decisão
E o problema de pesquisa tem como unidade de observação os gestores de instituições financeiras públicas.
Assim indique nos problemas de pesquisa abaixo, as variáveis e as unidades de observação ou evidência empírica:
Avaliação – Valor da questão – 2,0 – cada item 0,5
  1. Na Gingobiloba Co Ltda, de que forma o treinamento pode gerar comprometimento com a qualidade?
Variáve1: Treinamento.
Variável 2: Comprometimento com a Qualidade.
Unidade de observação ou evidência empírica: Gingobiloba Co Ltda.
  1. Quais as repercussões da utilização de manifestações da cultura popular como atrativo turístico nas práticas organizativas de quatro grupos folclóricos da região de Florianópolis?
Variáve1: Utilização de manifestações da cultura popular.
Variável 2:. Atrativo turístico
Unidade de observação ou evidência empírica: Nas práticas organizacionais de quatro grupos folclóricos da região de Florianópolis.
  1. Qual o impacto do gerenciamento por processos sobre a estrutura organizacional dos hospitais da SES?
Variáve1: Gerenciamento por processos
Variável 2: Estrutura organizacional.
Unidade de observação ou evidência empírica: Hospitais da SES.
Qual a influência da didática utilizada pelo professor na motivação dos alunos do Curso de graduação em administração, modalidade a distância do Sistema UAB?
Variáve1: Didática utilizada pelo professor
Variável 2: Motivação dos alunos do Curso de graduação em administração
Unidade de observação ou evidência empírica: modalidade a distância do Sistema UAB.
Exercício nº 4 - Preencha as lacunas indicando o nome adequado.
Avaliação - Valor da questão – 2,0 cada item 0,5
  1. É nessa fase do processo de leitura que o pesquisador inicia o estudo propriamente dito: anota as informações importantes, registra as fontes e as citações diretas e indiretas. Essa fase é chamada de levantamento de dados. Leitura critica ou reflexiva
  1. Essa fase do processo de leitura tem a finalidade de fornecer uma visão geral do assunto. Essa fase é chamada de leitura do materialleitura exploratória de reconhecimento].
  1. No planejamento da pesquisa: É uma frase que inicia com o verbo no infinitivo e indica a finalidade do estudo. Assim se determina os objetivos do estudo ver
  1. É o momento da pesquisa que o pesquisador discute, analisa, interpreta e conclui sobre os dados coletados na pesquisa. Esse momento é chamado de fase de execução.
Exercício nº 5 - Com base nos problemas de pesquisa abaixo arrolados, determine o objetivo geral.
Avaliação - Valor da questão – 2,0 cada item 1,0
a) Problema de pesquisa:
Quais as repercussões da utilização de manifestações da cultura popular como atrativo turístico nas práticas organizativas de quatro grupos folclóricos da região de Florianópolis?
Objetivo geral:
Identificar quais são as repercussões da utilização de manifestações da cultura popular como atrativo turístico de forma a contribuir com as práticas organizativas de quatro grupos folclóricos da região de Florianópolis.
b) Problema de pesquisa:
Qual a influência da didática utilizada pelo professor na motivação dos alunos do Curso de graduação em administração, modalidade a distância do Sistema UAB?
Objetivo geral:
Reconhecer qual a influência da didática utilizada pelo professor na motivação dos alunos do Curso de graduação em administração para que se faça uso das melhores práticas na modalidade de ensino a distância do Sistema UAB.


Atividade avaliada pela Tutora Mayana dos Anjos

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Metodologia da Pesquisa - Atividade 1


ATIVIDADE 1 – Unidades 1 e 2

Sobre a Unidade 1

Exercício nº 1 – Procure um exemplo de um dos tipos de conhecimentos discutidos no livro-texto: científico, popular, religioso e filosófico.
Onde procurar?
o converse com pessoas de seu cotidiano: familiares e/ou de sua relação pessoal ou profissional;
o procure em periódicos [revistas e/ou jornais de publicação diária, semanal ou mensal], as notícias que abordam assuntos que tratam sobre os diversos tipos de conhecimento.
Identifique o tipo de conhecimento, descreva-o de acordo com as informações recebidas do entrevistado, ou copie a notícia indicando a fonte [autor, nome do Periódico, data de publicação, endereço eletrônico [se for o caso]].
Aponte as características que o classifica [científico, popular, religioso e filosófico].

Apresentação dos resultados:
a) Descrição do fato
WebShoppers é uma pesquisa que avalia a evolução do comércio eletrônico, buscando entendimento nas mudanças nos comportamentos de compras e nas preferências dos internautas brasileiros.
b) Identificação do tipo de conhecimento:
Empresa Ebit, Relatório WebShoppers, 23a edição, publicado em 22.03.2011, http://www.webshoppers.com.br/webshoppers/WebShoppers23.pdf
Esse é um exemplo de Conhecimento Científico
c) O que caracteriza esse tipo de conhecimento
Esta pesquisa realizada pela Ebit e pela Câmara E-Net, tempo objetivos exploratórios-descritivos, que buscam ampliar o conhecimento do comportamento dos internautas no e-commerce brasileiro, bem como descrever a realidade, com relativa exatidão, dos fatos e fenômenos identificados  no mercado.  A pesquisa utiliza o método de abordagem quantitativo, sendo os dados coletados pelo procedimento de levantamento.

Exercício nº 2 - Analise as afirmativas abaixo e assinale se afirmativa está correta ou errada. Justifique sua opção.
a) Um motivo que leva o cientista fazer ciência é explicar os fenômenos
(X)      [AFIRMATIVA CORRETA]           (  ) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
Como citado em nosso material didático, ciência e pesquisa andam de mãos dadas. Dentre os objetivos de pesquisa sendo exploratórios, descritivos ou explicativos vemos sempre o vínculo com explicar ou conhecer ou ainda ampliar os conhecimentos sobre fatos e “fenômenos”. Valido a alínea “a” como afirmativa correta, sendo um motivo que não encerra a existência de outros.

b) A pesquisa procura dar respostas a perguntas somente por meio da consulta bibliográfica.
(   )    [AFIRMATIVA CORRETA]           (X) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
A consulta bibliográfica é somente um dos procedimentos de coleta de dados, onde se somam outras formas. Na procura por respostas, na pesquisa, devemos considerar os objetivos, a abordagem a ser tomada e os procedimentos de coleta de dados.
c) Enquanto as ciências buscam conhecer o mundo material com seus fatos e fenômenos, o método científico é um instrumento, um dispositivo ordenado a disposição do cientista para descobrir as relações entre os fatos e fenômenos.
(X)     [AFIRMATIVA CORRETA]           (   ) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
O método científico é o método utilizado pela ciência, no processo do conhecimento, para diferencia-lo das demais modalidades de expressão da subjetividade humana, sendo assim utilizado como caminho para descobrir as relações entre fatos e fenômenos.

d) Método é o conjunto de processos operacionais e intelectuais empregados na investigação e na demonstração da verdade.
(X) [AFIRMATIVA CORRETA]           (   ) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
Conforme análise em nosso material didático, o “método é o caminho a seguir para chegar à verdade nas ciências, e que não há conhecimento válido sem procedimentos ordenados e racionais” (Cervo e Bervian, 2002)

e) Metodologia é a forma de raciocínio que o investigador utiliza para solucionar problemas reais.
(   ) [AFIRMATIVA CORRETA]           (X) [AFIRMATIVA ERRADA].
Justificativa:
A metodologia é o estudo analítico e crítico dos métodos de investigação

Avaliação: Valor do exercício = 2,0 – cada alínea – 0,4


Exercício nº 3 - Procure em livros de metodologia científica ou de pesquisa, em artigos e textos científicos disponíveis na rede mundial de computadores, três definições de metodologia e faça uma análise comparativa. Indique a fonte de onde foi extraída a informação. Valor do exercício = 2,0
a) Definições e ideias principais
Definição 1
A metodologia é a lógica dos procedimentos científicos em sua gênese e em seu desenvolvimento, não se reduz portanto a uma metrologia ou tecnologia da medida dos fatos científicos. Para ser fiel a suas promessas, uma metodologia deve abordar as ciências sob o ângulo do produto delas - como resultado em forma de conhecimento científico - mas também como processo - como gênese desse próprio conhecimento.
Fonte: Bruyne et al. , 1977, p.29
Qual a ideia principal da definição?
Que a metodologia esta na base, na origem dos procedimentos científicos e que não se atem a tecnologia e as medições.
Definição 2
...representa os princípios filosóficos ou lógicos suficientemente específicos a ponto de poderem estar particularmente relacionados com a ciência, distinguida de outros afazeres humanos (...) os métodos incluem procedimentos como os da formação de conceitos e de hipóteses, os de observação e da medida, da realização de experimentos, construção de modelos e de teorias, da elaboração de explicações e da predição.
Fonte: Kaplan . , 1969, p.25
Qual a ideia principal da definição?
Vê a metodologia pelos princípios filosóficos ou lógicos a ponto de se relacionar com a ciência.
Definição 3
É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.
Fonte: Coletado no site PUC Goiás acessado em 17.07.2011: <http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf>
Qual a ideia principal da definição?
A metodologia é um conjunto de elementos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas.
b) Análise:
Qual (ais) a(s) diferença (s) e semelhança (s) que as definições apresentam?
Todas definições apresentam semelhanças ao relatar que a metodologia utiliza de técnicas e processos (embora destacado no item 1, não se ater somente a isto).
Todas definições evidenciam a metodologia na ciência (destacada ainda no item 1 como gênese dos procedimentos).
A definição 2 traz uma abordagem, que destaca através de princípios filosóficos, relacionando a ciência diferente de outras atividades humanas. Abordagem distinta das demais.
c) Qual, na sua interpretação é a mais completa? Por quê?
Vejo a terceira interpretação como a mais clara e completa. Ela estabelece meios, (abordagens, técnicas e processos), objetivos (formular e resolver problemas) e forma (sistemática).

Sobre a Unidade 2:

Exercício nº 4 - Qual a diferença entre pesquisa descritiva e explicativa?
A pesquisa descritiva procura conhecer a realidade estudada, suas características e seus problemas, pretende descrever com exatidão fatos e fenômenos.
Na pesquisa explicativa procura-se explicar a razão pelo que se dá o fenômeno, social ou natural. A preocupação está em identificar fatores que são determinantes para desencadear ou contribuir para o desencadeamento de um fato ou fenômeno.

Exercício nº 5 – Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1ª COLUNA 2ª COLUNA
(1)Pesquisa qualitativa (6) Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
Envolve verdades e interesses universais.
(2) Pesquisa ex-post-facto (3) Envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
(3) Estudo de caso (10) É a pesquisa elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.
(4) Pesquisa experimental (8) Procura descrever com a precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e característica.
(5) Pesquisa explicativa (1) Esse tipo de pesquisa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo dessa pesquisa.
(6) Pesquisa pura (7) Esse tipo de pesquisa é apropriado para ampliar o conhecimento sobre um assunto/tema ou fenômeno de estudo
(7) Pesquisa exploratória (9) É o tipo de pesquisa que envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Envolve um número grande de pessoas.
(8) Pesquisa descritiva (2) É a pesquisa em que o “experimento” se realiza depois dos fatos.
(9) Pesquisa survey (5) Tem como objetivo identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
(10) Pesquisa documental (4) Esse tipo de pesquisa determina um objeto de estudo, seleciona as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, define as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

domingo, 24 de julho de 2011

Ciência Política - Fórum 2


Tema:
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não concorda com a ideia de "sigilo eterno" para documentos secretos do governo federal, dentro do debate que ocorre no Legislativo sobre o projeto da Lei de Acesso à Informação Pública. Ele disse que defende a existência de um prazo, mas deixou em aberto a possibilidade de "maiores cuidados" quando o documento tiver relação com outro país. “Sigilo eterno não, não existe nada que exija sigilo. Acho que tem de ter um prazo, a não ser que seja um documento entre dois Estados, que precisa ter mais cuidado. Mas o restante, acho que o povo tem mais é que saber disse. Aprovado no ano passado pela Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 41, de 2010, visa a dar fim a decretos que estenderam o prazo de abertura dos arquivos públicos. Além de não restringir renovações dos documentos ultrassecretos, a norma atual dá prazo de 30 anos para que venham à luz os arquivos classificados como secretos, 20 anos os confidenciais e dez anos os reservados.

Participação:

Embora a matéria seja bastante discutida, como se pode ver no Portal Atividade Legislativa do Senador Federal, e já aprovada em algumas Comissões como na de Direitos Humanos e Legislação Participativa, na de Constituição, Justiça e Cidadania e ainda na de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, fica na minha percepção de cidadão, que em um período de 10 a 30 anos não permitir o acesso público a informação, não é muito diferente de negar o acesso permanente a informação. Tomar conhecimento somente depois de 10 anos após determinada decisão, atribuir responsabilidades a quem já esta fora do cenário político e/ou burocrático? Pouco esperançoso. Imaginem 30 anos então.
Agora observem que mesmo com aprovação de algumas Comissões importantes, existem fatores críticos para a  real efetividade do Projeto de Lei, como podem ler no recorte de uma Nota Técnica da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, fazendo referência a matéria em questão:
"[...]
5. A doutrina contemporânea dos direitos fundamentais afirma que a sua efetivação depende, em boa parte, da existência de organizações e procedimentos adequados para a sua garantia. Sem instituições e procedimentos apropriados para a proteção e promoção dos direitos fundamentais, estes tendem a se tornar meras proclamações retóricas, que embelezam os textos normativos, mas não logram adquirir a necessária eficácia social.
[...]
9. Por isso, atribuir a órgãos destituídos de independência o poder de proferir a decisão administrativa final na matéria significa, na prática, esvaziar a garantia do direito fundamental de acesso à informação.
10. Lamentavelmente, este é um equívoco em que incorreu o projeto de lei ora examinado. De fato, o PL 41/2010 não previu qualquer instância recursal independente, seja para apreciação de pedidos de acesso à informação, seja para análise de decisões que classifiquem como sigilosas determinadas informações." (Norma na integra)
O que mais dizer?

Ciência Política - Atividade 2

Unidade 3 – Planejamento e Tomada de Decisões
Unidade 4 – Participação e Informação

Atividade 2 da disciplina cobriu as Unidades 3 e 4.


1. Estabeleça diferenciações entre as decisões estratégicas, táticas e operacionais, citando exemplos de sua aplicação na realidade das organizações.
Resposta:
Estratégicas: compreendem as definições de objetivos e planos para longo prazo.
Ex.: Decisão de realizar o Planejamento Estratégico definindo macro objetivos direcionados ao cumprimento de metas, que podem estar estabelecidas dentro de uma visão de um ano, bem como já previstas para períodos maiores. (5, 10, 20 anos)

Táticas: compreendem ações de médio prazo, responsáveis por traduzir as questões estratégicas,  macro objetivas em um nível mais operacional.
Ex.: Decidir elaborar um Plano de Ação que estabeleça objetivos específicos, prazos e responsáveis visando o cumprimento dos macro objetivos.

Operacional: compreendem ações e decisões de curto e curtíssimo prazo.
Ex.:  Decisões praticamente junto aos colaboradores/funcionários, formalizando e ajustando suas atividades através da elaboração de documento com Rotinas de Trabalho, como exemplo.

2. Entre os elementos constituintes do ciclo das políticas públicas está o processo decisório. O que você entende por decisão pública, citando exemplos na realidade, de aplicação dos modelos incremental e racional-compreensivo?
Resposta:
Uma vez que determinado tema tenha conseguido entrar na agenda pública e o seu conteúdo tenha sido diagnosticado, estabelecendo soluções e/ou alternativas, indicando a viabilidade ou não viabilidade, temos o momento da decisão pública de endossar ao fazer ou não fazer, que sofrerá neste processo interferência de interesses de atores políticos tanto públicos quantos privados.
A decisão ainda nesta etapa não estabelece nenhuma garantia de implementação de determinado programa.

Ex. Modelo Incremental: Orçamento participativo estabelecendo dentro de uma micro região dentro de uma conjunto de necessidade o que será priorizado.

Ex.: Construção de uma Barragem, que é definida pelo potencial hídrico de geração de energia, onde são consideradas e tratadas todas as questões referentes a desapropriação , indenização, bem como questões ambientais mas que o processo decisório se dá de forma técnica e objetiva pelo Estado.

3. Com base na discussão sobre os tipos de participação, em quais das formas Descritas na Unidade você tem exercido sua participação? Qual a importância de participar, em sua opinião?
Resposta:
Creio não haver uma resposta específica para a primeira pergunta, mas a partir dela busquei refletir sobre duas questões já apresentadas em outra disciplina, que nos envolvem na participação, seja ela de fato, espontânea, imposta, voluntária, provocada ou concedida.

Os diversos papéis sociais que desempenhamos na sociedade (Golias Silva, 2011, p. 53), estabelecem cenários que geram possibilidades de participação distintas de papel a papel social. Envolvidos por determinado ambiente, por suas características específicas, e por toda formação pessoal, peculiar a cada um de nós e ainda juntando nossos interesses e objetivos surgem os norteadores das maneiras como nos posicionamos à participação.

Como segunda reflexão gostaria de acrescentar pelo estudo da Análise Transacional de Berne (1961), que nosso comportamento, nossa maneira de agir e participar ainda está vinculada aos estados do ego (pai, adulto e criança) e que por eles definiremos nossos juízos de valor, autoridade, relação com as normas, e posicionamento crítico nos envolvendo nas maneiras de participar.

Acredito que já que fazemos parte, temos mais oportunidades de crescer e contribuir para o crescimento social na medida em que tomamos parte e nos envolvemos ou comprometemos proativamente por determinadas causa.

4. No texto, apresentamos alguns dados retirados do artigo de Ferreira (1999) sobre a participação no Brasil. Como você avalia os níveis de participação dos brasileiros?
Resposta:
Agrupando os dados pesquisados sob Participação Política, apresentado por Ferreira (1999), temos uma média aritmética de 16,58% de participação e de 12,33% como média entre os dados coletadas sob as distribuições de modalidade da Participação Eleitoral, no Estado de São Paulo (1990).
Com base nas informações apresentadas em nosso material didático, vemos que os índices das práticas participativas são significativamente baixos.

Vejo como observação pessoal, atuando na chefia de um Grupo Escoteiro, e utilizando as percepções das dimensões de participação de Bordenave (1994), que as pessoas, envolvem-se espontaneamente fazendo parte de algo até enquanto não possuem encargos que exijam seu comprometimento. Na medida em que passam a ter deveres além os direitos, vão diminuindo na proporção de interesse e participação.
Creio contudo que todas iniciativas de práticas participativas são na atualidades partes para construção de uma sociedade mais justa.

5. Que relações você identifica entre os conceitos de participação e informação?
Resposta:
Podemos perceber no dia-a-dia, o que é apresentado em nosso material didático (pag. 124), que quanto maior o nível de informação e escolaridade maior é o nível de participação. Presumo entre os fatores possíveis que “ter conhecimento” sobre determinado assunto ou tema permite validar sua importância e seu valor e/ou significado, fazendo com que se tenha interesse em “fazer parte”, “tomar parte” (Bordenave, 1994).

Ainda pelo mesmo autor “[...] um governo democrático e aberto a participação é aquele que informa corretamente, ouve cuidadosamente e consulta ativamente a população.” Onde vejo a importância do Estado como instituição que deve ter por compromisso estimular o diálogo como forma de troca de informações. Vejo ainda que a reflexão do autor pode ser absorvida integralmente por organizações privadas como forma de se obter melhores resultado através da participação coletiva.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Metodologia da Pesquisa - Fórum 1

Tema:


O assunto a ser discutido é sobre os conteúdos das unidades 1 e 2 do livro-texto: Ciência, Conhecimento, Método, Metodologia e Pesquisa Científica e os Tipos de Pesquisa.


Participação:



A globalização e a pluralização de conteúdos, sobre quase tudo o que se pense, vista na internet, nos faz ter acesso a muita informação.
Para leituras descomprometidas ou para tomar conhecimento rápido e/ou superficial, por vezes, buscamos confirmar se várias fontes apresentam o conteúdo na mesma forma. A este conhecimento, podemos atribuir um valor empírico, devido à subjetividade por vezes imposta a informação, e por não podermos validar a forma como foi construído o conteúdo.
Quando necessitamos de informações de base mais sólida, que possam ser verificadas e comprovadas devemos ter a atenção em busca-las de fontes que seguiram um método científico de pesquisa.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ciência Política - Atividade 1


Unidade 1 - Módulo Análise Política: Estudo das Categorias, dos Conceitos e Problemas Básicos da Ciência Política

Unidade 2 – Sistema Político Clássico e Contemporâneo e suas Influências em Políticas Empresariais

Abaixo segue perguntas e resposta da Atividade 1 da Disciplina de Ciência Política que que abordada as unidades de estudo descritas acima.


1. Com base na discussão sobre o conceito de política visto nesta Unidade, descreva os principais espaços institucionais e não institucionais para seu exercício no Brasil de hoje.
Resposta:
Espaços Institucionais:
Senado Federal
Câmara do Deputados
Prefeituras Municipais
Câmaras de Vereadores

Não institucionais:
Associações e Câmaras de Indústria, Comércio, Serviço e Agropecuária
Federações de categorias
Entidades de Classe como OAB, CREA, CREMERS entre outras

2. Identifique formas de manifestação dos três tipos de poder (poderes políticos, econômicos e ideológicos) no mundo contemporâneo.
Resposta:
Poder político: Prefeituras Municipais e Câmara de Vereadores (poder local)
Poder Econômicro: Empresa Vale - Petrobrás (suas decisões impactam seus mercados)
Poder Ideológico: Instituições religiosas como um todo (Igreja Católica, Evangélicas) - Grandes mídias (tv, rádios, impresas) - Mídias Sociais - Facebook, Twitter, Orkut, Myspace, Foursquare, YouTube entre outras. (estabelecem tendências, compartilham conteúdo mundialmente)

3. Tomando por base a discussão sobre a democracia e suas instituições, descreva os pontos principais da democracia, a partir do material da apostila e da bibliografia complementar, e caracterize os elementos centrais do sistema eleitoral, do sistema partidário e do sistema de governo adotado no Brasil.
Resposta:
Sentido etimológico: Governo do povo
Sistema político mais capaz assegurar igualdadade política, de proteger a liberdade e os direitos, de defender o interesse comum, satisfazer as necessidades dos cidadãos.
A democaria em suas principais modalidades pode ser participativa ou representativa.
Na participativa as decisões são tomadas pelas pessoas e/ou comunidades que são afetadas por determinado contexto. Como exemplo de sucesso poderia citar as realizações do Orçamento Participativo e os plebiscitos.
Na democracia representativa as decisões são tomadas por pessoas que são eleitas para estes fins. Alguns elementos que fazem parte deste modelo são a existência de cargos eleitos, eleições livres, periódicas e imparciais, liberdade de expressão, liberdade de informação e direito de livre associação. Algumas características institucionais da democracia são o voto universal (obrigatório ou facultativo), os sistemas eleitorais que podem ser majoritários ou proporcionais, os sistemas partidários que podem ser bipartidários ou multipartidários, o sistemas de governo através do presidencialismo e parlamentarismo, os estados podem ser unitários, confederativos ou federativos.
No Brasil o sistema eleitoral é majoritário para os cargos como Presidente da República, Senadores, Governadores e Prefeito Municipais (sistema que atribui o maior contigente de votos); e é proporcional para deputaos e vereadores (distribui postos/cargos equivalente com a votação). Nosso sistema partidário é multipartidário e o sistema de governo é o presidencialismo. Os estados são organizados de forma federativa.

4. Analisando a evolução histórica das idéias políticas, tivemos a oportunidade de estudar o liberalismo. Descreva o que você entendeu por liberalismo, citando algumas manifestações dessas idéias no mundo contemporâneo.
Resposta:
O conceito desta teoria política esta visão de um Estado delimitado em seus poderes e funções. Montesquieu defendeu que a melhor forma de limitar o Estado seria dividir em 3 poderes, tendo eles funções distintas e delimitadas, onde cada um contrala os demais (Executivo, Legislativo e Judiciário). John Stuart Mill defente que se conseguiria evitar um governo com poderes ilimitados desenvolvendo governos representativos, com atuação de vários setores e forças da sociedade. De Adam Smith vem a visão de um estado limitado, onde se defende que o governo não deve intervir na ordem econômica (liberalismo econômico).
Algumas manifestações:
Governo de Pinochet no Chile início decada de 70, com os economistas Chicago Boys com o Milagre do Chile.
Governo Margaret Tatcher na Inglaterra a partir de 1980, privatizou empresas estatais, foram revogados direitos concedidas a sindicatos
Governo de Fernando Henrique Cardoso e privalizações em 1998.


domingo, 10 de julho de 2011

Ciência Política - Fórum 1

Tema:
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 15 de junho, por unanimidade, em liberar as manifestações da Marcha da Maconha, no Brasil. Eles consideraram que as manifestações são um exercício da liberdade de expressão. O relator do caso, ministro Celso de Mello, afirmou que a manifestação pública não pode ser confundida com crime previsto no Código Penal. “Marcha da Maconha é expressão concreta do exercício legítimo da liberdade de reunião”, afirmou.

Participação:


Os malefícios das drogas a saúde pública são tão notórios, que quando vemos o STF autorizar, “A Marcha da Maconha”, antes de qualquer reflexão, ficamos com uma imagem negativa do posicionamento da Corte.

Ao avaliar especificamente a proposta do Relator, pela proposição que vem da Procuradoria Geral da República, entende-se que a preocupação dos mesmos esta em garantir o direito constitucional de liberdade de expressão.

O presidente da OAB, diz sobre o assunto, que as discussões e manifestações públicas sobre descriminalizar o uso de drogas tem sido realizadas em todo mundo, e a Justiça Brasileira garante com sua decisão a liberdade a este debate.

Vejo contudo, embora não interpretado desta forma pelos juízes do STF, que marchas públicas que defendam qualquer assunto, podem com muita facilidade se transformar em apologias, o que no caso das drogas ainda seria crime.

O assunto certamente ainda vai gerar muita mídia e posicionamentos polêmicos. Vale visitar o site JusBrasil, onde podem ser acessados vários artigos de jornais sobre o tema acima.